18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Chama olímpica de Sochi começa seu percurso após ser acesa na Grécia

2 min read

tocha olímpica fará viagem de 65 mil quilômetros ao redor do mundo

Das Agências Internacionais
EFE.

A chama olímpica que iluminará os Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, a partir do próximo dia 7 de fevereiro, foi acesa neste domingo nas ruínas de Olímpia, de onde iniciou uma primeira viagem ao redor da Grécia.

O acendimento da chama contou com a presença de Thomas Bach, novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), que fazia sua primeira viagem oficial desde que chegou ao cargo no último dia 10.

O templo de Hera voltou a ser o palco deste simbólico ato, no qual uma atriz vestida de sacerdotisa acendeu, às 11h45 (6h45 de Brasília), a tocha sobre um espelho côncavo iluminado pelo sol.

O esquiador grego Ioannis Antoniou foi o primeiro a carregar a tocha, que, como é tradicional, fará um primeiro percurso pelo território da Grécia.

No dia dia 5 de outubro, no Estádio Panathinaikos de Atenas, o fogo será entregue às autoridades russas e, dois dias depois, começará a circular pelo país anfitrião dos Jogos.

A chama percorrerá 65 mil quilômetros por território russo, o revezamento mais longo na história dos Jogos de Inverno, e passará por mais de 2.900 localidades sendo carregada por 14 mil pessoas, antes de chegar ao Estádio Olímpico de Sochi no dia 7 de fevereiro de 2014, data da cerimônia de abertura.

Grandes nomes da história da Rússia, como a primeira mulher cosmonauta, Valentina Tereshkova, e o tetracampeão olímpico de ginástica, Alexei Nemov, terão a honra de carregar a tocha, mas o grande momento do percurso da chama será sua viagem ao espaço, em novembro, durante uma caminhada na Estação Espacial Internacional (ISS).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.