30/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Dois monotipos sem cabine encaram desafio da Rio-Santos

4 min read

Do ZigZag do Esporte.

VELA.

Duas tripulações esperam completar o percurso de 354 km em cerca de 40 horas no final de outubro em barcos de apenas oito metros, sem cabine

São Paulo – A Regata Santos-Rio, quase obrigatória no currículo dos principais velejadores do País, chega neste ano à 63ª edição e ganha a proporção de aventura para duas tripulações. Os experientes velejadores Marcelo Bellotti e Luiz Rosenfeld vão desafiar as 220 milhas náuticas (354 km) entre as duas cidades no comando de duas embarcações da classe HPE, barco de 25 pés (8 metros), mais adequado às velejadas costeiras. Está lançado o inédito ‘Desafio Santos-Rio de HPE’.

Será a primeira vez em 63 anos que dois barcos pequenos, sem cabine, encaram a proeza na mais tradicional regata oceânica do País. A intenção dos velejadores, devidamente autorizados pela Marinha do Brasil, é de cumprir o percurso entre 36 e 48 horas, dependendo das condições de vento e mar. A largada está prevista para o dia 26 de outubro, sábado, a partir do Iate Clube de Santos com destino ao Iate Clube do Rio de Janeiro.

Um dos barcos, o SER Glass, será capitaneado por Marcelo Bellotti, que tem disputado as principais competições de HPE do Brasil com resultados relevantes. É vice-campeão mundial de Lightning e sul-americano de Snipe, ao lado de Duda Molina, que também estará entre os quatro tripulantes para correr o Desafio Santos-Rio de HPE. Em 2012, ambos foram vice-campeões da classe na Copa Suzuki Jimny com o veleiro SER Glass Eternity. Neste ano, estão novamente brigando pelo título da competição com o mesmo veleiro em Ilhabela.

“Tive a ideia em uma viagem a trabalho, em Angola. Sonhei com uma planada que demos de HPE em Ilhabela e pensei: tenho de fazer uma regata longa com esse barco. Comecei a falar sobre essa vontade com amigos e todos diziam que eu estava ficando louco. Menos o Duda e o Rosenfeld que se empolgaram e levaram o projeto adiante”, revela Bellotti.

A realização do sonho representa para o velejador a quarta disputa da Santos-Rio. Foram duas participações como timoneiro do Touché e uma como tático do Montecristo. A travessia terá a escolta de um bote Zonda de 32 pés, conduzido pelo juiz internacional de regatas, Carlos Eduardo Sodré, Cuca, que ficará responsável pela segurança e logística. Com o apoio do bote, cada um dos dois barcos de oito metros deve levar alimento para as primeiras 24 horas e apenas um colchonete impermeável para o descanso em turnos entre os quatro tripulantes.

O outro veleiro, o Suzuki Jimny, terá o comando de Luiz Rosenfeld, construtor dos barcos HPE, com participações nas principais competições da vela de oceano, como a própria Santos-Rio e a Rolex Ilhabela Sailing Week, além da presença e do o apoio frequente aos eventos náuticos.

“O Desafio Santos-Rio de HPE tem um significado especial. Será um teste definitivo para os barcos de minha construção e me lembra dos dois anos em que passei a bordo de um pequeno barco de 6,5m. São desafios como este que nos proporcionam momentos inesquecíveis!”, revela Luiz Rosenfeld.

Enquanto os desafiantes da HPE estimam superar a aventura no Atlântico Sul em até dois dias, já houve quem rompesse o trajeto entre os dois iates clubes em menos de um dia. O recorde da regata pertence ao Sorsa III, comandado por Celso Quintela. O barco cruzou a linha de chegada em 2006 com o tempo de 19h33m40. A bordo, uma tripulação de peso que soube aproveitar da melhor forma a subida de uma frente fria. Entre os que conquistaram a ‘Fita Azul’ para estabelecer a nova marca, estavam: Eduardo Penido, Joca Signorini, Kiko Pelicano e Maurício Santa Cruz, que dez anos antes, registrara o recorde anterior com o Magia III, de Torben Grael.

O Desafio Santos-Rio de HPE é uma realização da Agência Brado, com apoio técnico da Zonta Boats, que disponibilizará o barco de apoio para acompanhar os dois veleiros ao longo da regata. A Suzuki Veículos e a SER Glass, empresas que se tornaram assíduas no incentivado ao esporte à vela, patrocinam o Desafio, que ainda busca mais alguns apoiadores.

 

Fonte> Blog Sobre as Águas por Antonio Alonso

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.