‘Pupila’ de Barão e Aldo, brasileira abre peso palha do UFC com vitória convincente.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Getty
O MMA brasileiro inaugurou o peso palha (até 52,1 kg) do Ultimate Fighting Championship em grande estilo. A potiguar Cláudia Gadelha, na primeira luta da categoria na história do evento mais popular da modalidade, não sentiu a pressão e, com uma exibição categórica, bateu a finlandesa Tina Lahdemaki por decisão unânime da arbitragem (30-26, 30-27 e 30-27), na abertura do UFC Fight Night: Cerrone vs. Miller.
O triunfo, por conta da atuação convincente, credencia Gadelha a um lugar entre os favoritos do peso palha. A atleta da Nova União – e companheira de treinos de José Aldo e Renan Barão – alcançou o 12º resultado positivo na carreira; Lahdemaki sofreu o primeiro revés depois de seis combates.
Mais experiente em relação à adversária, Claudinha Gadelha dominou o primeiro round do combate. A lutadora brasileira controlou a distância e se destacou até no jogo em pé. A potiguar, tricampeã mundial de jiu-jitsu, levou o duelo com facilidade para o solo, a fim de se impor no chão; a atleta do Rio Grande do Norte buscou por duas vezes o mata-leão, mas viu a adversária resistir.
Claudinha Gadelha segurou o lado físico na parcial seguinte. Com uma atuação consistente, a lutadora brasileira apostou mais na estratégia de manter a luta em pé, situação na qual também levou a vantagem sobre a finlandesa. Lahdemaki, fisicamente mais ‘fraca’ do que a potiguar, aos poucos cresceu no duelo.
A atleta da Nova União, conforme atleta treinada por Dedé Pederneiras, colocou a parte estratégica como prioridade na parcial final. Claudinha procurou levar o combate para o chão a fim de garantir a tranquila vitória; a brasileira conseguiu duas quedas e segurou o ímpeto da rival, garantindo a vitória na estreia do peso palha.
Confira todos os resultados do UFC Fight Night:
CARD PRINCIPAL Donald Cerrone x Jim Miller – Cerrone venceu por nocaute aos 3min31 do 2º round Edson Barboza x Evan Dunham – Barboza venceu por nocaute técnico aos 3min06 do 1º round Rick Story x Leonardo Mafra – Story venceu por finalização aos 2min12 do 2º round Justin Salas x Joe Proctor – Proctor venceu por nocaute técnico aos 3min27 do 2º round John Lineker x Alptekin Özkiliç – Lineker venceu por nocaute técnico aos 4min51 do 3º round Lucas Martins x Alex White – Martins venceu por nocaute aos 2min08 do 3ºround
CARD PRELIMINAR Gleison Tibau x Pat Healy – Tibau venceu por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28) Jessamyn Duke x Leslie Smith – Smith venceu por nocaute técnico aos 2min24 do 1º round Hugo Viana x Aljamain Sterling – Sterling venceu por nocaute técnico aos 3min50 do 3º round Yosdenis Cedeno x Jerrod Sanders – Cedeño venceu por nocaute técnico ao final do 1º round Cláudia Gadelha x Tina Lähdemäki – Cláudia Gadelha venceu por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)