Cairoli confirma favoritismo e vence GP da Bélgica, em Lommel; confira.
3 min readDo Zigzagdoesporte por José Gaspar com espn.com.br.
Pódio completo para a KTM na MXGP no Grande Prêmio da Bélgica, realizado neste domingo, 3, em Lommel. A 15ª etapa do Mundial de Motocross contou com Antonio Cairoli no posto mais alto, seguido por Ken De Dycker e Shaun Simpson. Na MX2, Max Anstie venceu a etapa.
Lommel é uma das pistas mais desafiadoras do calendário. O terreno de areia bastante solta ocasiona formação de cavas profundas. Em tal cenário, a escolha de linhas rápidas é determinante. Além disso, as características da pista demandam exímio preparo físico. E neste fim de semana, dois elementos extras aumentaram o fator mutante de Lommel: as categorias do Europeu de Motocross, deteriorando ainda mais a pista; e a chuva intensa no final da segunda bateria.
E foi neste ambiente intenso que Antonio Cairoli fez seu favoritismo prevalecer. Para vencer as duas baterias corridas neste domingo.
Na primeira corrida Cairoli largou na frente, para cravar o holeshot. Todavia, foi ultrapassado por Kevin Strijbos. O belga foi ultrapassado por Cairoli na quinta volta, e a partir daquele momento rumou para a vitória. Gautier Paulin terminou em segundo, na melhor bateria em seu retorno pós-lesão, e Shaun Simpson em terceiro.
Na segunda bateria, Cairoli largou em terceiro, mas rapidamente assumiu a liderança. Já na quinta volta, tinha 2 segundos de vantagem, e partiu para a vitória sem sofrer ameaças significativas dos adversários. O único adversário que poderia perturbar a liderança de Cairoli era a forte chuva que castigou Lommel nos 10 minutos finais da segunda bateria. Mas o italiano manteve a pilotagem segura diante da adversidade de pilotar sem os óculos de proteção e alcançou a 9ª vitória em GP’s este ano. A segunda posição ficou com Ken de Dycker, e Shaun Simpson terminou em terceiro.
“Foi um dia maluco, mas gosto desta pista. As condições não eram perfeitas, e estou feliz por conseguir completar a prova após os 10 minutos finais, quando fiquei sem sobreviseiras. Era difícil para enxergar”, explicou Cairoli.
Na MX2, vitória para o inglês Max Anstie. Resultado que marcou a primeira conquista, tanto em baterias quanto em GP’s para o britânico. A segunda posição no Grande Prêmio ficou com Jordi Tixier. Com o resultado, o francês se mantém vivo na caça ao título da categoria MX2.
Seja para Jeffrey Herlings, ou para Jordi Tixier, a equipe Red Bull KTM tem assegurado o título da categoria MX2. E a 16ª, penúltima etapa da temporada, será realizada no Brasil, em Trindade, Goiás, em 7 de setembro.