22/07/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Brasil faz história e chega a 100 vitórias em Mundiais de vôlei. veja.

2 min read

Do Zigzagdoesporte por ESPN.com.br.

DIVULGAÇÃO / FIVB

Brasil chegou a 100 vitórias em Mundiais de vôlei, 36 delas sob comando de Bernardinho
Brasil chegou a 100 vitórias em Mundiais de vôlei, 32 delas sob comando de Bernardinho

O Brasil escreveu mais uma página na bela história que vem tendo no voleibol mundial. Com o fácil triunfo para cima da China, a seleção nacional alcançou a marca de 100 vitórias em Mundiais masculinos. Só a Rússia também pode ter a honra de dizer que tem três dígitos para contar seus triunfos na competição.

A história do vôlei brasileiro começou a ser mudada ainda em 1982, com a seleção que ficou conhecida como a ‘geração de prata’ e fez com que o país chegasse pela primeira vez em uma final do Mundial – além, claro, da conquista da prata na Olimpíada de 1984.

A reviravolta completa, porém, veio sob o comando de Bernardinho. Não por menos, 32 das 100 vitórias vieram com o técnico no comando da equipe. Isso sem falar nos três títulos seguidos, entre 2002 e 2010. Nada, porém, que envaideça o rígido comandante da seleção.

“É meu terceiro campeonato Mundial com a seleção masculina. É bacana fazer parte dessa história. Estou escrevendo esse capítulo, mas a consistência da seleção, o trabalho foi feito lá atrás e nos permitiu esses três títulos. Foi uma construção. Houve 68 vitórias anteriores, em uma época amadora ainda. É muito bacana saber que o Brasil tem uma vitória hoje no voleibol. E é bacana ter feito parte dessa história”, disse Bernardinho, logo após o jogo em entrevista ao Sportv.

O comandante, porém, já avisa que a bonita história também traz responsabilidades para o futuro. “Mas a história traz expectativa, responsabilidade. As pessoas querem mais, é normal. A responsabilidade que as novas gerações têm é de seguir fazendo o melhor. Ganhar ou perder é normal, mas não pode desonrar o que foi feito”, disse.

Com os três títulos de Bernardinho, o Brasil igualou a Itália como o segundo país com mais títulos no Mundial. Só a Rússia, contando os tempos de União Soviética, tem mais troféus: seis.

Na atual edição, o Brasil tem um pé e meio na terceira fase. A Rússia também.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.