21/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

ZEN PARKO

2 min read

Do ZigZag do Esporte/Surf.

BY MAÍRA PABST

Published 

Ele bateu na trave por 4 vezes. Foram doze anos de batalha para que seu dia chegasse. Inúmeras lesões, derrotas, brilhantes adversários barravam seu caminho. Só em 2012, Joel Parkinson conquistou o tão sonhado título mundial.

Mas sua trajetória começou lá traz, em 99, quando ainda como convidado venceu uma etapa do WCT em Jeffreys Bay, na África do Sul. Foi campeão mundial Pro Junior por duas vezes, em 1999 e 2001. Ele era a promessa da Austrália. O surf polido, rasgadas amplas e limpas fizeram de Parko um dos grandes nomes do circuito mundial. Lhe faltava alguma coisa…

Em 2010, ia bem no circuito, até que um acidente em Snapper Rocks, no quintal de casa, lhe rendeu um corte profundo no pé. Mais uma vez, ele estava fora da jogada. Enquanto isso, Kelly Slater conquistava 11 títulos mundiais e seu grande amigo Mick Fanning mais 2.

Mas em 2012 chegou a sua vez. Parko conseguiu resultados sólidos durante o ano, três vices. Um no Brasil, outro no Tahiti e outro em Trestles. Mas nenhuma vitória. A sombra do vice ainda lhe atormentava. Mas foi justamente em Pipeline, no Havaí, a última etapa do ano, que Joel sagrou-se campeão do mundo. Para não deixar dúvidas do merecimento disso, venceu a etapa.

Hoje está mais tranquilo. É pai de família. Tem três filhos e vive com a esposa Monica na Gold Coast. Joel diz que ama estar em casa, e adora a rotina familiar. Este ano surfou mais calmo, mais solto. Como se o peso do título tivesse saído de suas pernas. Ele está sossegado, já garantiu seu. Mas claro, ainda está na briga pelo bicampeonato, em quinto no ranking. Foi vice na primeira disputa do ano, na Gold Coast, venceu em Bali e ficou em terceiro agora na França. Um ano bom, mas vê seu amigo Mick Fanning e Kelly Slater brigarem mais ferozmente na liderança. Será que Joel sem pressão pode surpreender na reta final? Isso só o tempo dirá.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.