25/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Copa-2014 tem 21 classificados e 7 cabeças de chave já definidos; veja TUDO

8 min read

Do ZigZag do Esporte.

Copa do Mundo 2014.

Getty

Jogadores da Espanha comemoram gol contra a Geórgia
Jogadores da Espanha comemoram gol contra a Geórgia

Fim da briga na fase de grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo na Europa, na América do Sul e na Concacaf. A rodada decisiva desta terça-feira carimbou o passaporte de mais sete seleções para o Brasil e também já ratificou sete dos oito cabeças-de-chave da competição.

As vagas diretas que ainda estavam em jogo na Europa ficaram com Rússia, Bósnia, Espanha e Inglaterra. Com a vitória sobre a Bielorrússia, os espanhóis ainda se garantiram como um dos cabeças de chave do Mundial. A Suíça também surpreendeu, contou com um tropeço em casa da Itália contra a Armênia e também se garantiu no pote 1 para o sorteio.

Getty

A Colômbia se garantiu como uma das cabeças de chave
A Colômbia se garantiu como uma das cabeças de chave

A repescagem europeia também fica definida. Gigantes como França e Portugal terão que passar pela fase para se classificarem ao Mundial. Os franceses terão missão ainda mais espinhosa: não serão cabeças de chave no sorteio para a repescagem e podem enfrentar os próprios portugueses, os ucranianos, os gregos ou os croatas. No pote 2 ainda estarão Suécia, Islândia e Romênia. O sorteio será na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro.

Na América do Sul, Chile e Equador garantiram as duas últimas vagas e empurraram o Uruguai para a repescagem mundial diante da Jordânia. Além disso, a Colômbia se garantiu como cabeça de chave com uma boa virada fora de casa e com um a menos diante do Paraguai.

Com isso, o sorteio para a Copa do Mundo fica com quase todos os cabeças de chave definidos. A única vaga restante está entre Uruguai e Holanda. Os uruguaios têm vantagem no ranking da Fifa, mas ainda precisam confimar a classificação. Para ficar no pote 1 do sorteio, que sera realizado no dia 6 de dezembro, a Laranja torce para a Jordânia.

Para fechar o dia, rodada emocionante na Concacaf. Com gols nos últimos minutos, os Estados Unidos viraram contra o Panamá e garantiram o México na repesacagem contra a Nova Zelândia. A última vaga direta em aberto ficou com Honduras, que ficou no empate com a Jamaica.

A SITUAÇÃO DOS CABEÇAS DE CHAVE

 

Com a rodada desta terça-feira, sete dos oito cabeças de chave para a Copa do Mundo já estão definidos. A única vaga em aberto está entre Uruguai e Holandas. Os uruguaios já garantiram vantagem no confronto direto e estarão no pote 1 do sorteio do dia 6 de dezembro se garantirem a vaga na Copa do Mundo. Antes, porém, precisam pensar na Jordânia, rival da repescagem.

Os holandeses até conseguiram superar a Itália nas casas decimais das contas que definirão o próximo ranking, mas só conseguirão ocupar o posto de cabeça de chave se os jordanianos surpreenderem e desclassificarem a Celeste.

Os oito cabeças de chave serão definidos de acordo com o ranking da Fifa após esta rodada das eliminatórias. As vagas ficarão com o Brasil (país-sede) e mais os sete primeiros classificados da lista abaixo (em negrito, as seleções já garantidas):

1º – ESPANHA – 1513 pontos
2º – ARGENTINA – 1387
3º – ALEMANHA – 1311
4º – COLÔMBIA – 1178
5º – BÉLGICA – 1175
6º – URUGUAI – 1164
7º – SUÍÇA – 1138
8º – HOLANDA – 1136

O Brasil deve cair para a 10ª posição, com 1078 pontos

Getty

A Suíça surpreendeu e será cabeça de chave na próxima Copa do Mundo
A Suíça surpreendeu e será cabeça de chave na próxima Copa do Mundo

A BRIGA PELAS VAGAS

 

EUROPA

Classificados: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra e Espanha
Repescagem: Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal, Grécia, Ucrânia, França

GRUPO A

 

Com a Bélgica já classificada e já garantida como cabeça de chave na Copa do Mundo, a Croácia garantiu sua vaga na repescagem. Os croatas até foram surpreendidos e perderam para a Escócia por 2 a 0 fora de casa, mas já tinham o segundo lugar do grupo garantido e acabaram não sendo ultrapassados por ninguém na briga para não serem os piores vice-líderes. A Croácia será cabeça de chave no sorteio para a repescagem.

RESULTADOS:
Escócia 2 x 0 Croácia
Sérvia 5 x 1 Macedônia
Bélgica 1 x 1 País de Gales

GRUPO C

 

O grupo C não tinha nada importante em disputa nesta terça. A Alemanha já estava garantida na Copa e como cabeça de chave, e a Suécia também já tinha presença assegurada na repescagem. As duas melhores seleções do grupo se enfrentaram e fizeram um grande duelo de 8 gols. Melhor para os alemães, que venceram por 5 a 3. Os suecos perderam a chance de serem cabeças de chave no sorteio da repescagem.

RESULTADOS:
Suécia 3 x 5 Alemanha
Irlanda 3 x 1 Cazaquistão
Ilhas Faroe 0 x 3 Áustria

GRUPO D

 

A Holanda já estava classificada para a Copa, mas a briga pelo segundo lugar era uma das mais acirradas. Melhor para a Romênia, que venceu a Estônia por 2 a 0, nesta terça-feira, em Bucareste e contou com uma derrota da Turquia por 2 a 0 para os próprios holandeses. A seleção laranja agora torce para que o Uruguai caia na repescagem para poder ser cabeça de chave na Copa do Mundo. Os romenos ficam no pote 2 no sorteio da repescagem.

RESULTADOS:
Romênia 2 x 0 Estônia
Turquia 0 x 2 Holanda
Hungria 2 x 0 Andorra

GRUPO E

 

Um ‘zebra’ entre os cabeças de chave e outra entre os classificados para a repescagem. No grupo E, a Suíça ganhou da Eslovênia, contou com o tropeço da Itália contra a Armênia e já se garantiu como cabeça de chave na Copa do Mundo. Na briga pelo segundo lugar, melhor para a Islândia, que empatou com a Noruega e garantiu a vice-liderança. Os islandeses ficam no pote 2 no sorteio para a repescagem.

RESULTADOS:
Suíça 1 x 0 Eslovênia
Noruega 1 x 1 Islândia
Chipre 0 x0 Albânia

GRUPO F

 

Um dos melhores jogadores do mundo estará na repescagem. A Rússia não passou de um empate com Azerbaijão por 1 a 1, mas foi o suficiente para se garantir na Copa do Mundo. O resultado empurrou Portugal, de Cristiano Ronaldo para a repescagem, mesmo com a vitória fácil dos portugueses por 3 a 0 contra Luxemburgo. A seleção lusitana ao menos é cabeça de chave na repescagem.

RESULTADOS:
Azerbaijão 1 x 1 Rússia
Portugal 3 x 0 Luxemburgo
Israel 1 x 1 Irlanda do Norte

GRUPO G

 

A primeira estreante da Copa do Mundo de 2014. Foi no sufoco, no aperto, na raça, mas a Bósnia-Herzegovina conquistou a vaga direta com uma vitória sobre a Lituânia por 1 a 0, fora de casa, e chegou a 23 pontos em 10 jogos no grupo G, terminando na liderança e carimbando o passaporte para o Mundial do Brasil. A Grécia fica com a vaga na repescagem e ainda será cabeça de chave no sorteio.

Os resultados:
Lituânia 0 x 1 Bósnia e Herzegovina
Grécia 2 x 0 Liechtenstein
Letônia 2 x 2 Eslováquia

 

GRUPO H

 

Wayne Rooney e Steven Gerrard deixaram as suas marcas, a Inglaterra teve dificuldades, mas venceu a Polônia, por 2 a 0, no estádio de Wembley, e garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014. O English Team, porém, não tem chances de ser cabeça de chave. A vaga na repescagem ficou com a Ucrânia, que goleou San Marino por 8 a 0. Os ucranianos ainda serão cabeças de chave no sorteio da repescagem.

RESULTADOS:
Inglaterra 2 x 0 Polônia
San Marino 0 x 8 Ucrânia
Montenegro 2 x 5 Moldávia

GRUPO I

 

A atual campeã carimbou o passaporte para ir ao Brasil em 2014. A Espanha precisava apenas de um empate para garantir a liderança do grupo I e a classificação à Copa do Mundo. Porém, fez mais do que isso. A equipe recebeu a Geórgia em Albacete e triunfou por 2 a 0. Pior para a França, que nem será cabeça de chave na repescagem.

RESULTADOS:
Espanha 2 x 0 Geórgia
França 3 x 0 Finlândia

 
A RESPESCAGEM EUROPEIA

 

A Uefa faz na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, o sorteio para definir os quatro confrontos da repescagem europeia. O ranking da Fifa será mais uma vez utilizado para definir os potes. Veja abaixo a pontuação de cada equipe e como ficará o sorteio:

POTE 1
Portugal – 1036 pontos
Grécia – 1016 pontos
Croácia – 901 pontos
Ucrânia – 871 pontos

POTE 2
França – 870 pontos
Suécia – 850 pontos
Romênia – 767 pontos
Islândia – 633 pontos

Getty

Pogba lamenta chance desperdiçada na vitória da França contra a Finlândia
Pogba lamenta chance desperdiçada na vitória da França contra a Finlândia

AMÉRICA DO SUL

CLASSIFICADOS: Argentina, Colômbia, Chile e Equador
REPESCAGEM: Uruguai (pega a Jordânia)

 

A rodada final na América do Sul classificou Chile e Equador para a Copa do Mundo, mandou o Uruguai para a repescagem contra a Jordânia e ainda garantiu a Colômbia como uma das cabeças de chave no Mundial de 2014.

Os uruguaios até entraram com chances de classificação direta, mas precisavam vencer a Argentina, torcer para que houvesse um vencedor no duelo entre Chile e Equador e ainda sim descontar uma grande desvantagem no saldo de gols. As duas primeiras coisas aconteceram, mas a Celeste acabou perdendo a vaga no saldo (4 a 0) para os equatorianos.

RESULTADOS:
Uruguai 3 x 2 Argentina
Chile 2 x 1 Equador
Paraguai 1 x 2 Colômbia
Peru 1 x 1 Bolívia

CONCACAF

 

CLASSIFICADOS: Estados Unidos, Costa Rica e Honduras
REPESCAGEM: México (pega a Nova Zelândia)

O México não garantiu a classificação direta e pode reclamar da falta de futebol, do calendário e de muitas outras coisas. Da sorte, entretanto, não possui o direito depois da noite desta terça-feira. Com dois gols anotados nos acréscimos, os Estados Unidos derrotaram o Panamá pelo placar de 3 a 2 e aliviaram a pífia participação mexicana no hexagonal final da Concacaf e colocaram a equipe mais tradicional do continente – que caiu por 2 a 1 para a Costa Rica, fora de casa – na repescagem mundial diante da Nova Zelândia.

A terça ainda definiu a última vaga direta do continente, que ficou com Honduras.

RESULTADOS:
Panamá 2 x 3 Estados Unidos
Costa Rica 2 x 1 México
Jamaica 2 x 2 Honduras

ÁFRICA

O continente africano define os cinco classificados apenas entre os dias 16 e 19 de novembro. As dez seleções ainda na briga já fizeram o primeiro jogo de seus mata-matas nesta semana. Veja como a data das partidas decisiva e como está a situação em cada duelo:

JOGOS DE VOLTA:
16/11 – Senegal x Costa do Marfim (ida: 1×3)
16/11 – Nigéria x Etiópia (ida: 2×1)
17/11 – Camarões x Tunísia (ida:0x0)
19/11 – Argélia x Burkina Faso (ida: 2×3)
19/11 – Egito x Gana (ida: 1×6)

ÁSIA

CLASSIFICADOS: Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul
REPESCAGEM: Jordânia (pega o Uruguai)

OCEANIA

REPESCAGEM: Nova Zelândia (pega o México)

 

Fonte: Por Igor Resende, do ESPN.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.