Bellucci jogou 11 vezes contra os 3 grandes: nunca ganhou, mas nunca passou vergonha. Entenda o fato.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Thomaz Bellucci teve 11 chances de vencer os três maiores tenistas da atualidade. Mas o brasileiro nunca conseguiu superar Novak Djokovic, Roger Federer ou Rafael Nadal. Mas pode dizer que nunca passou vergonha contra o trio, o que já aconteceu até com tenistas mais bem ranqueados que o brasileiro, hoje o 33º do mundo.
Muitas vezes disperso e batido com facilidade por rivais medianos, Bellucci nunca levou um ‘pneu’ (perder um set sem vencer pelo menos um game) diante dos três grandes do tênis.
Contra Federer foram dois jogos absolutamnte equilibrados, com vitórias por 2 sets a 1 do suíço. Em 2012, no Torneio da Basiléia, casa de Federer, Bellucci perdeu no terceiro set por 7 a 5. Também roubou uma parcial do recordista de títulos de Grand Slams na mesma temporada, no Master 1.000 de Indian Wells.
Diante de Novak Djokovic, atual lider do ranking, o brasileiro fez quatro confrontos, o último nesta terça-feira, quando fez um jogo parelho em Montréal, com o sérvio vencendo por 2 a 0 (6,3 e 7/6). Nos outros três jogos, o tenista do interior paulista saiu na frente duas vezes, vencendo o primeiro set em Roma, neste ano, e em Madrid, em 2011. No outro duelo, também em Roma, em 2010, Djokovic venceu por duplo 6/4.
Contra Nadal, foram cinco derrotas em cinco jogos e nenhum set vencido, mas com parciais equilibradas: foram, por exemplo, duas derrotas por 7 a 5 e uma no tie-break.