18/09/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Marcus Alves, do ESPN.com.br

ESPN.COM.BR

Registro de Victor Ramos no sistema de transferências da Fifa
Registro de Victor Ramos no sistema de transferências da Fifa

Pivô de polêmica que agita a briga contra o rebaixamento no Brasileiro, o zagueiro Victor Ramos ainda segue vinculado ao Palmeiras.

Essa é a situação em consulta feita ao TMS (sistema de transferências da Fifa) às 15h37 (de Brasília) da última quarta-feira e obtida pelo ESPN.com.br. Ele deveria ter sido registrado pelo Vitória, seu atual clube, após fechar empréstimo com o Monterrey-MEX, mas, conforme alegado pelo Inter em seu requerimento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o rubro-negro baiano desistiu do processo após iniciá-lo e encaminhar documentos em 11 de março.

Em resposta dada através de seus representantes Omar Ongaro, Chefe do Comitê do Estatuto do Jogador e Governança, e Gaudenz Koprio, Líder Senior do Grupo do mesmo órgão, em 24 de maio, a Fifa ressalta que havia a necessidade de TMS.

Segundo o regulamento interno, qualquer transferência internacional que não obedeça esse procedimento é considerada nula.

“O uso do TMS é requisito obrigatório para toda transferência internacional de jogadores profissionais de futebol, e toda inscrição desta categoria que se realizar sem TMS se considerará nula”, diz trecho.

A CBF e o Vitória se apegam, no entanto, ao reconhecimento pela Fifa no mesmo documento de que o registro se deu em nível nacional.

A sua interpretação é motivo de troca de farpas entre as partes, com a confederação sendo acusada inicialmente pelo Bahia e hoje pelo Inter de ter supostamente alterado o contéudo de consulta e induzido a Fifa em sua resposta.

Responsável pela solicitação de esclarecimento à Fifa, o então auditor Ronaldo Piacente, hoje presidente do STJD, descarta a manobra pela CBF. “É tudo besteira. Mera alegação (dos clubes). É uma tese que diria para você sem sentido. Uma interpretação do documento da maneira que lhe favorece, isso é, como escrevi (em meu despacho), ilação”, afirmou ao ESPN.com.br.

O vice-presidente do Vitória, Manoel Matos, afirmou em evento contar com uma carta da Fifa que confirma a situação legal de Victor Ramos.

Em contato anterior com a reportagem, o mandatário rubro-negro Raimundo Viana confirmou ter cogitado inicialmente o procedimento de transferência internacional para registro do defensor, mas ressaltou a mudança de ideia e que o TMS “poderia ser feito a qualquer momento”.

O Inter, por sua vez, garante contar com uma ‘carta na manga’ ainda não apresentada em seu documento de 42 páginas.

O prazo final estipulado pelo STJD para que CBF e Vitória se manifestem sobre a suposta inscrição irregular de Victor Ramos se encerra nesta quinta-feira.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.