O técnico Vinícius Eutrópio com os jogadores da Chape
O técnico Vinícius Eutrópio com os jogadores da Chape

Neste sábado, a Chapecoense enfrenta o Vitória, em Salvador, às 16h (de Brasília), precisando vencer ou empatar para fazer jus a sua curta história no Campeonato Brasileiro. Só assim para não cair para a zona de rebaixamento.

A equipe tem 18 pontos e está na 15ª colocação. Se perder, e houver triunfo do Atlético-PR (17 pontos) contra a Ponte Preta, em Curitiba, e também do São Paulo (15) contra o Grêmio, em Porto Alegre, a Chapecoense terminará a 16ª rodada no Z4.

O Z4 não é nada familiar para a Chape.

Desde que está na elite do futebol nacional, a Chapecoense disputou 128 rodadas (38 nas edições de 2014 e 2015, 37 em 2016 e 15 na edição atual) e apenas nove vezes ficou na zona de rebaixamento do Brasileiro (sete em 2014 e duas em 2015). Menos vezes do que muitos grandes do país.

Para se ter ideia: Vasco, Coritiba, Bahia, Vitória, Botafogo, Goiás, Sport, Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Atlético-PR ficaram mais vezes no Z4 desde 2014 do que a equipe catarinense.

Quem tem o pior retrospecto é o Vasco. Foram 36 vezes na zona da degola em 53 rodadas disputadas (jogou as edições de 2015 e a atual). Nas outras duas oportunidades estava na Série B.

Já Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos, Grêmio, Corinthians e Fluminense ficaram menos vezes no Z4 do que a equipe de Chapecó.

Ser termina a 16ª rodada na zona da degola, a Chape também vai quebrar uma longa boa sequência. A última vez que frequentou essa parte da classificação foi na 28ª rodada do Brasileiro de 2015.

Vale lembrar que o clube catarinense está numa temporada de reconstrução após ter perdido praticamente todo o elenco em um acidente aéreo em 28 de novembro do ano passado, na Colômbia, quando viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana.

Por conta do acidente, os clubes da elite do Nacional sugeriram à CBF que colocasse no regulamento do Brasileiro uma proteção para a equipe catarinense não poder ser rebaixada.   A ideia era dar uma imunidade de três temporadas. Algo que a diretoria da Chape agradeceu, mas refutou.

  • A Chape contra a zona de rebaixamento

Veja abaixo quantas vezes cada clube frequentou o Z4 desde 2014.

*Não jogaram a última rodada em 2016

  • Ficha técnica

  • VITÓRIA-BA X CHAPECOENSE

    Local: Estádio do Barradão, em Salvador-BA
    Data: 22 de julho de 2017, sábado
    Hora: 16h (de Brasília)
    Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CBF-RJ)
    Assistentes: Dibert Pedosa Moisés (CBF-RJ) e Michel Correia (CBF-RJ)

    VITÓRIA: Caique; Caique Sá, Kanu, Alan Costa e Geferson; Uillian Correia, Renê9Yago) , Cleiton Xavier e Carlos Eduardo; André Lima e Neilton(Trellez). Técnico: Flávio Tanajura (interino)

    CHAPECOENSE: Jandrei; Apodí, Victor Ramos, Douglas Grolli e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio e Seijas; Arthur, Túlio de Melo e Wellington Paulista. Técnico: Vinícius Eutrópio.