Nurmagomedov bate Iaquinta por decisão unânime e leva o cinturão do peso-leve; confiram
3 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por espn.com.br

Não importa o adversário para Khabib Nurmagomedov. Mesmo depois de uma semana recheada de confusões, marcada pela prisão de Conor McGregor após ataque a seu ônibus, o russo venceu por unânimidade o americano Al Iaquinta e levou o cinturão do peso-leve no UFC 223.
A disputa em si já era importante, mas ganhou ainda mais repercussão nos últimos dias. O card principal previa uma disputa entre Nurmagomedov e McGregor, que defendia seu cinturão.
Isso mudou na última quinta-feira, quando McGregor, junto de outros membros de sua equipe, atacou o ônibus que transportava os lutadores no Media Day durante a chegada à arena. Grades, barras de ferro e até latas de lixo foram jogadas contra o veículo, ocasionando na quebra de algumas janelas. Michael Chiesa, Ray Borg e Max Holloway foram atingidos pelos estilhaços, tiveram de ser atendidos e ficaram de fora do UFC 223.
O motivo para a ira do irlandês foi um desentendimento entre Nurmagomedov e Artem Lobov, russo e seu companheiro de treino.
Logo após o ocorrido, Conor McGregor teve a prisão decretada e ficou inabilitado para defender seu cinturão. Al Iaquinta foi o escolhido a menos de 24 horas para desafiar o russo na disputa da categoria.
Nurmagomedov x Iaquinta
Durante a luta, o americano começou mais agressivo e chegou a fazer Nurmagomedov cair no octógono. A resposta veio momentos depois, em que o russo tentou uma finalização, mas sem sucesso.
O panorama foi praticamente idêntico na sequência do segundo round. Apesar de Iaquinta buscar mais nos primeiros minutos, o russo conseguiu rapidamente grudar e levar vantagem. A tentativa de outra finalização aconteceu também perto do final do round, porém Iaquinta se mostrou resistente e conseguiu impedir a ação de Nurmagomedov.
O russo cresceu ainda mais quando buscou a luta mais em pé a partir do terceiro e quarto round. Conseguiu acertar diversas vezes o rosto de Iaquinta, que ficou com o nariz sangrando durante o período.
No último round, Nurmagomedov quis garantir sua superioridade e emendou bons golpes. Já Iaquinta se mostrava forte àquela altura, mostrando resistência em meio a uma luta desgastante. Restou ao americano abrir espaço para uma finalização ou nocaute, esperando a decisão final da vitória do russo após o término do confronto.
A decisão deu a Khabib Nurmagomedov a vitória por 50-44, 50-43 e 50-43. No discurso da vitória, o agora campeão fez questão de defender Iaquinta por sua presença na final e cutucou Conor McGregor.
“Ei, Brooklyn, este é o verdadeiro gângster, o Al, que aceitou esta luta, não o Conor McGregor. Cadê ele?”, disse.
CARD PRINCIPAL
Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk – vitória de Namajunas por decisão unânime (49-46, 49-46, 49-46)
Renato Moicano x Calvin Kattar – vitória de Moicano por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Zabit Magomedsharipov x Kyle Bochniak – vitória de Magomedsharipov por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Chris Gruetzemacher x Joe Lauzon – vitória de Gruetzemacher após desistência aos cinco minutos do segundo round
CARD PRELIMINAR
Karolina Kowalkiewicz x Felice Herrig – vitória de Kowalkiewicz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Olivier Aubin-Mercier x Evan Dunham – vitória de Aubin-Mercier por nocaute técnico aos 53s do primeiro round
Ashlee Evans-Smith x Bec Rawlings – vitória de Evans-Smith por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Devin Clark x Mike Rodriguez – vitória de Clark por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)