25/05/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Em meio a polêmica sobre calendário, CBF lança novo torneio regional Comente

2 min read

Do ZigZag do Esporte/CBF.

José Maria Marin, presidente da CBF

José Maria Marin, presidente da CBF, e o vice-presidente da entidade, Marco Polo del Nero, caminham na Câmara dos Deputados Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente da CBF, José Maria Marin, oficializou nesta quinta-feira a criação de mais um torneio que integrará o calendário anual do futebol brasileiro. A chamada Copa Verde começa a ser disputada em fevereiro do ano que vem e contará com a participação de 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do país. O time vencedor garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte.

O lançamento da Copa Verde foi realizado no Rio de Janeiro, em cerimônia que reuniu dirigentes de 11 federações estaduais que terão times na nova competição. A criação do torneio foi oficializada em meio a protestos de jogadores que criticam o excesso de jogos previstos no calendário do futebol brasileiro.

Em pronunciamento antes do lançamento do torneio, Marin não quis falar sobre os protestos, liderados pelo movimento Bom Senso FC. Entretanto, disse que a criação da Copa Verde “é mais um passo no rumo certo” que o futebol nacional tomou nos últimos anos. “A Copa do Nordeste [outro torneio regional promovido pela CBF] é um sucesso”, disse Marin. “Quero dar o mesmo apoio aos clubes do Norte e Centro-Oeste que demos aos clubes do Nordeste, e alcançar o mesmo sucesso.”

Segundo Marin, a Copa Verde cria um novo mercado para o futebol nacional e dá chance a jogadores de fora dos grandes centros do país para que eles apareçam. O presidente da CBF ratificou que o novo campeonato atende a um anseio de presidentes de federações de Estados com menos equipes na elite do futebol nacional.

A Copa Verde, ainda de acordo com Marin, cria uma chance para utilização de três estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. A Arena Amazônia, de Manaus, a Arena Pantanal, de Cuiabá, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília, devem receber partidas do torneio. Os três já foram classificados como possíveis “elefantes brancos” por deputados e especialistas em gestão de arenas.

Confira os 16 times que disputarão a competição:

PARÁ
Paysandu
Paragominas
Remo

DISTRITO FEDERAL
Brasiliense
Brasilia

MATO GROSSO
Mixto
Cuiabá

AMAZONAS
Nacional
Princesa dos Solimões

ACRE
Plácido de Castro

MATO GROSSO DO SUL
Clube Esportivo Nova Esperança – CENE

ESPÍRITO SANTO
Ferroviária

TOCANTINS
Interporto

AMAPÁ
Santos

RONDÔNIA
Vilhena

RORAIMA
Náutico

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.