Norrie aproveita Alcaraz ‘lesionado’, vence final de virada e é campeão do Rio Open 2023. VEJA!
3 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Cameron Norrie é o primeiro campeão britânico da história do Rio Open!

O tenista de 27 anos superou Carlos Alcaraz na final por 2 sets a 1 e conseguiu conquistar um título de ATP 500 pela primeira vez na carreira. O número 13 do mundo foi campeão em Lyon e Delray Beach no ano passado, e, em 2021, foi campeão do também ATP 250 de Los Cabos e do Masters 1000 de Indian Wells, maior conquista da carreira.
Além disso, Norrie se ‘vinga’ de uma derrota para o espanhol na semana passada. O britânico foi superado por Alcaraz na final do ATP 250 de Buenos Aires. Por isso, a batalha de quase três horas no maior torneio de tênis da América Latina teve um sentimento de ‘revanche’.
O jogo
O primeiro set da final foi muito equilibrado do início ao fim. Talvez a única vantagem que Alcaraz levava sobre Norrie era na torcida.
Os brasileiros, em sua esmagadora maioria, estavam ‘fechados’ com o espanhol e os gritos de ‘Vamos, Carlitos’ eram frequentes na Quadra Gustavo Kuerten. Poucos torcedores arriscavam um tímido ‘Let’s go, Norrie’.
A primeira parcial só foi decidida no 12º game, quando o britânico errou o primeiro serviço, e o ex-número 1 do mundo arriscou um winner logo na devolução. 7 a 5 para Alcaraz, o ‘queridinho’ do Rio Open.
No 7º game da 2ª parcial, quando o set ainda estava empatado, Alcaraz solicitou o fisioterapeuta em função de um desconforto na coxa direita. Um momento de apreensão tomou conta da quadra principal do Rio Open, mas o espanhol seguiu na partida sem sequer pedir um tempo médico.
O ex-número 1 seguiu jogando, mas claramente estava incomodado com as dores. Após sofrer uma nova quebra no 9º game da parcial, ele pediu para ter a coxa enfaixada e voltou para o duelo.
Norrie aproveitou as dificuldades do rival e empatou a final com um 6 a 4 no 2º set.
No 3º set, Alcaraz tentou encurtar os pontos e jogar de uma forma mais agressiva. O começo da parcial foi excelente, conseguindo a quebra logo de cara, mas Norrie conseguiu se manter na partida e devolveu a quebra na sequência.
A parcial decisiva também foi muito equilibrada e tensa, com Alcaraz oscilando e arriscando um pouco mais. Inclusive com um saque por baixo na vantagem do 9º game.
No 11º game, no 5 a 5, Norrie reclamou de uma marcação do juiz de linha, que deu uma bola dentro de Alcaraz. O britânico chamou o juiz de cadeira e ficou inconformado com a decisão. O ponto foi confirmado para o espanhol e a torcida foi ao delírio.
No entanto, Alcaraz cometeu um novo erro não forçado na paralela e foi quebrado no set decisivo.
No game seguinte, Norrie confirmou o serviço e conquistou o título do Rio Open de 2023. 7 a 5 com muita emoção.
O britânico foi o primeiro a ser quebrado em todas as parciais, mas nos dois últimos sets, conseguiu a virada.
A rivalidade Alcaraz x Norrie
A decisão do ATP 500 do Rio de Janeiro foi o 6º encontro entre os dois tenistas no circuito, que sempre proporciam grandes duelos.
Alcaraz leva uma certa vantagem com 4 vitórias. No entanto, as duas vitórias de Norrie, incluindo a deste domingo, aconteceram nos últimos três encontros.
No saibro, o espanhol também leva uma pequena vantagem mesmo com a derrota de hoje. São duas vitórias para o ex-número um do mundo (Buenos Aires nesse ano e em Madri em 2022).