03/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Rafael Nadal pode igualar feito de Rod Laver no Australian Open; Serena Williams tenta quebrar hegemonia de Azarenka

3 min read

O Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, será iniciado a partir das 22 horas (de Brasília) deste domingo. Na chave masculina, o espanhol Rafael Nadal tenta igualar um feito estabelecido pelo local Rod Laver, enquanto entre as mulheres a norte-americana Serena Williams quer quebrar a hegemonia da bielorrussa Victoria Azarenka.

De volta ao torneio depois de ficar fora em 2013, Nadal, atual primeiro colocado do ranking mundial e com os problemas crônicos nos joelhos bem administrados, pode ser o segundo tenista na história a conquistar pelo menos duas vezes cada um dos quatros torneios do Grand Slam.

Rod Laver, nome da quadra central do complexo de Melbourne, tinha 31 anos quando alcançou pelo menos dois títulos de cada Grand Slam, já que venceu o Aberto da Austrália (1960, 1962, 1969), dos Estados Unidos (1962, 1969), Wimbledon (1961, 1962, 1968, 1969) e Roland Garros (1962, 1969).

Campeão da edição de 2009 do Aberto da Austrália, Nadal, derrotado pelo sérvio Novak Djokovic na final de 2012, pode igualar o feito de Laver aos 27 anos – o tenista espanhol já tem títulos em Roland Garros (2005-2008 e 2010-2013), Wimbledon (2008 e 2010) e nos Estados Unidos (2010 e 2013).

Na estreia, Nadal encara o australiano Bernard Tomic, uma das principais esperanças locais. O maior adversário do espanhol na busca pelo feito de Rod Laver é o sérvio Novak Djokovic, que conquistou as últimas três edições do primeiro Grand Slam da temporada.

Juntos, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray ganharam 34 dos últimos 35 Grand Slams – o único ‘intruso’ foi o argentino Juan Martín del Potro. O sérvio tenta ser o segundo jogador na história a conseguir quatro títulos seguidos da Austrália, repetindo o local Roy Emerson, hegemônico de 1963 a 1967.

Na chave feminina, Serena Williams e Victoria Azarenka são as principais candidatas ao título. Ganhadora das duas últimas edições do Aberto da Austrália, a bielorrussa pretende ampliar a hegemonia, enquanto a norte-americana persegue o sexto título para ser a segunda mulher mais premiada em Melbourne – a local Margareth Court tem 11.

Na primeira rodada, Serena, atual número 1 do mundo, encara a local Ashleigh Barty, de apenas 17 anos, 153ª colocada no ranking mundial. O torneio pode ser especial também para Azarenka, já que a última tricampeã consecutiva em Melbourne foi a suíça Martina Hingis, entre 1997 e 1999.

Brasileira quebra tabu – Classificada diretamente à chave principal, Teliana Pereira será a primeira brasileira a disputar um Grand Slam desde 1993. Na estreia, ela tem um confronto duro diante da russa Anastasia Pavlyuchenkova, que entrou como cabeça de chave número 29.

Thomaz Bellucci será o único representante do Brasil na chave masculina do Aberto da Austrália. Depois de passar pelo torneio classificatório, o tenista, sob o comando do ex-tenista espanhol Francisco Clavet, encara na estreia o alemão Julien Reister pela primeira vez na carreira. As chaves de dupla ainda não foram divulgadas pela organização.

 

Fonte: Espn

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.