Chuva impede reação de Froome, e Contador é campeão da Volta da Espanha.
2 min read
D Zigzagdoesporte.com.br com agência AFP.
Alberto Contador é o novo campeão de Volta da Espanha. Como já era esperado, o anfitrião confirmou o título neste domingo, na 21ª etapa da competição, ao fazer uma corrida modesta e se poupando para não cair enquanto a chuva castigava os ciclistas. Ele só controlou a vantagem que construiu ao longo das últimas semanas, enquanto Froome viu suas possibildades restritas devido à pista molhada.
Contador, da Tinkoff, chegou apenas 1 minuto e 40 segundos depois do vencedor do dia, o italiano Adriano Malor, da Movistar, mas perdeu somente 27 segundos em relação ao vice-líder Chris Froome, o que foi mais do que suficiente para ele levantar a taça. O New Zelandês Jesse Sergent e o australiano Rohan Dennis completaram os três primeiros.
Esta foi a terceira vitória do espanhol na Volta, que já havia vencido em 2008 e 2012. É o seu sexto título em Grand Tours. A conquista coroa um retorno incrível do ciclista, que fraturou a tíbia há dois meses no Tour de France, mas conseguiu se recuperar a tempo do torneio em seu país.
Froome também não teve sorte com o tempo. A forte chuva começou já quando alguns competidores tinham feito seus percursos. Foi o caso do vencer Malori, que pedalou os quase 10 quilômetros sob céu azul.
Quando os favoritos partiram, mesmo com a pausa por causa da tempestade torrencial, a pista estava completamente molhada, tornando o percurso bastante arriscado e equilibrando todos os tempos. Froome ainda tentou forçar, mas não foi suficiente.