18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Neymar pode reencontrar Zuñiga na 1ª fase da Copa América; Argentina no grupo da ‘morte’; confira.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

GETTY

Sorteio foi realizado nesta segunda-feira
Sorteio foi realizado nesta segunda-feira

O Brasil conheceu na noite desta segunda-feira seus adversários na disputa da Copa América de 2015, que será sediada pelo Chile. A seleção comandada por Dunga é a cabeça de chave do grupo C e terá como rivais Colômbia, Peru e Venezuela.

A estreia será no dia 14 de junho, em Temuco, contra os peruanos. No dia 17, o time enfrentará a Colômbia em Santiago e, depois, fechará sua participação na primeira fase contra os venezuelanos, no dia 21, também na capital chilena.

O sorteio significa que o atacante Neymar poderá novamente enfrentar o lateral Zuñiga, responsável por fraturar sua vértebra nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Os dois já jogaram contra no pós-Copa em setembro, quando a seleção enfrentou os colombianos nos Estados Unidos.

O anfitrião Chile, cabeça de chave do grupo A, terá México, Equador e Bolívia como adversários. A Argentina, no grupo B, terá Paraguai, Uruguai e Jamaica ao seu lado. Os argentinos, assim, terão em seu grupo os rivais que fizeram a final da última edição do torneio – os uruguaios venceram os paraguaios na ocasião.

O sorteio contou com várias personalidades, como os ex-jogadores Marcelo Salas e Iván Zamorano, a presidente Michelle Bachelet, os técnicos Miguel Herrera (México), Jorge Sampaoli (Chile) e José Pekerman (Colômbia). No evento, o Brasil foi representado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo seu vice, Marco Polo Del Nero, além do auxiliar Andrey Lopes, o Cebola.

Entre os principais ausentes estavam, além de Dunga, Gerardo Martino, treinador da Argentina, e Oscar Tabárez, comandante do Uruguai.

A Copa América de 2015 começará no dia 11 de junho e tem sua final prevista para o dia 4 de julho. Oito cidades irão sediar o evento: Santiago, Temuco, Viña del Mar, Concepción, Antofagasta, La Serena, Rancagua e Valparaíso.

Entenda o sorteio e o regulamento

A organização do torneio determinou que Chile, Argentina e Brasil seriam os cabeças de chave dos grupos. As outras nove equipes foram divididas em três potes diferentes, tendo como base o ranking da Fifa do dia 23 de outubro. Assim, Colômbia, Uruguai e México, os mais bem ranqueados, ficaram no pote 2; Equador, Peru e Paraguai no 3; Bolívia, Venezuela e Jamaica no 4.

Na competição, avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros. As partidas do mata-mata serão disputadas em jogo único. Nas quartas e nas semis, se o empate persistir após os 90 minutos, a vaga será decidida nos pênaltis.

Na final, caso a igualdade persista após o fim do tempo regulamentar, o jogo terá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis – a Conmebol quer permitir a possibilidade de uma quarta substituição no tempo extra, mas precisa de um parecer da International Football Association Board, que cuida das regras do esporte, para regularizar a medida.

Ficou decidido ainda que o jogador que receber dois cartões amarelos no mesmo jogo ou em partidas diferentes terá que cumprir um partida suspensão automática. Os amarelos ainda serão zerados para as quartas de final – assim, se um atleta receber um amarelo na fase de grupos, ficará ‘limpo’ para o mata-mata.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.