27/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Vettel busca no Japão vitória que pode valer quarto título mundial da carreira

3 min read

No Japão, Sebastian Vettel pode se juntar a Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.

Do ZigZag do Esporte com Agência EFE.

Fórmula 1/GP do Japão .

O alemão Sebastian Vettel pode fazer história mais uma vez e se tornar neste fim de semana no GP do Japão tetracampeão mundial de Fórmula 1, precisando para isso de uma vitória e que o espanhol Fernando Alonso termine no máximo na nona colocação.

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, admitiu que a missão não é fácil, já que o piloto da Ferrari só terminou para trás desta posição uma vez, no GP da Malásia. O resultado da prova disputada em abril, no entanto, é animador, já que Alonso abandonou logo na primeira volta, e Vettel acabou vencendo.

O alemão, no entanto, nem precisa tanto se preocupar com o desempenho do rival, afinal está com uma mão e quatro dedos na taça. Tanto é que se conquistar o primeiro lugar em Suzuka, e o espanhol ficar em segundo, na Índia bastará uma segunda colocação para garantir matematicamente o título.

E a missão de vencer neste fim de semana e ser segundo colocado na etapa seguinte nem parece tão complicada, afinal, Vettel venceu as quatro últimas provas realizadas nesta temporada: Bélgica, Itália, Cingapura e Coreia do Sul

Se for primeiro colocado mais uma vez, agora no Japão, quebra tabu de nove anos sem que um piloto faça a “quina” na Fórmula 1. O último foi o também alemão Michael Schumacher, que na temporada 2004 venceu sete corridas seguidas (Europa, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Hungria), no ano em que conquistou seu sétimo e último título mundial da carreira.

Reuters

No Japão, Sebastian Vettel pode se juntar a Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher
No Japão, Sebastian Vettel pode se juntar a Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher

Atualmente, Vettel está com 272 pontos na classificação do Mundial de Pilotos. Alonso aparece com 195, seguido pelo finlandês Kimi Räikkönen, da Lotus, e o britânico Lewis Hamilton, da Marcedes, que têm 167 e 161 pontos. Ambos seguem com remotas chances matemáticas ainda de se tornarem campeões da temporada.

Além do título de pilotos, a Red Bull também está em busca do tetracampeonato nos construtores. Esta conquista, no entanto, não sairá neste fim de semana mesmo em caso de dobradinha com Vettel e o australiano Mark Webber. Ainda assim, a escuderia lidera com tranquilidade o Mundial com 402 pontos, seguido da Ferrari com 284.

No sábado, às 2h, será definido o grid de largada para a prova. No dia seguinte, às 3h (todos horários de Brasília), acontecerá a largada para um total de 53 voltas no tradicional circuito de 5.807 metros, totalizando 307,4 quilômetros de percurso.

Disputado desde 1976 – com provas realizadas em Suzuka e Fuju – o Grande Prêmio do Japão tem como maior vencedor Michael Schumacher, que cruzou a linha de chegada em primeiro seis vezes. Sebastian Vettel também tem boas lembranças da pista, com três vitórias. Ayrton Senna (2 vezes), Nelson Piquet e Rubens Barrichello (1 vez cada), também conquistaram o troféu na prova no país.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.