Hamilton vence em dobradinha da Mercedes; Massa é 4º após andar na frente; confira tudo do GP de Silverston.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.
Por boa parte da corrida, o Brasil voltou a ter o gosto de ver um de seus pilotos em primeiro. Felipe Massa fez uma boa prova, pulou na ponta com uma grande largada e liderou boa parte do Grande Prêmio da Inglaterra. No fim, porém, não resistiu à superioridade dos carros da Mercedes, que voltaram a fazer uma dobradinha com vitória de Lewis Hamilton e Nico Rosberg em segundo.
Massa terminou na quarta colocação após liderar a primeira metade da corrida e voltar a andar em primeiro lugar após nove etapas. A última vez que o brasileiro havia estado à frente foi em Abu Dhabi, última corrida de 2014, quando liderou por 14 voltas. A chuva no fim da corrida, porém, fez seu carro perder rendimento, ficar atrás das Mercedes e ainda perder o pódio para Sebastian Vettel, que ficou em terceiro.
Esta foi a quinta vitória de Hamilton em nove etapas da temporada, deixando o inglês ainda mais isolado na liderança do Mundial de pilotos. Foi ainda a sexta dobradinha da Mercedes, primeira colocada absoluta na disputa entre construtores.
Massa fez uma largada espetacular, saltando da terceira para a primeira colocação antes da primeira curva. Hamilton quase perdeu mais uma posição para Bottas, mas se recuperou e conseguiu se segurar no segundo posto.
Um acidente com Jenson Button fez com que o safety car entrasse na pista logo nas primeiras voltas. Na relargada no quarto giro, Hamilton tentou atacar Massa, mas o brasileiro se defendeu bem e obrigou o inglês a sair da pista. Bottas aproveitou o vacilo e tomou a segunda colocação.
Com um rendimento melhor, o finlandês colou em Massa, com Hamilton em sua cola. Temendo que a briga pela ponta beneficiasse as Mercedes, a princípio a Williams pediu para Bottas não atacar o companheiro, mas em seguida liberou para que tentasse a ultrapassagem em caso de ‘manobra limpa’.
Hamilton parou na 20ª volta, antes dos demais. Massa foi aos boxes na 21ª e Bottas na 22ª. A Mercedes trabalhou bem e fez com que o inglês reassumisse a ponta, seguido pelo brasileiro e com o finlandês em terceiro.
A chuva chegou nas últimas voltas e complicou o rendimento dos carros da Williams. Quem se aproveitou foi Rosberg, que passou por Massa e Bottas para garantir a dobradinha da Mercedes.
Outro que se deu bem com a pista molhada foi Sebastian Vettel, que antecipou sua parada para troca de pneus, o que fez com que andasse mais rápido que as Williams e garantisse um lugar no pódio nas últimas voltas.