Osorio faz discurso de despedida, mas decisão sobre futuro só sai na quarta-feira; confira.
3 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

Juan Carlos Osorio chegou para a entrevista coletiva após São Paulo 1 x 0 Atlético-PR, no Morumbi, já dizendo que iria falar em espanhol. O treinador começou em tom de despedida, mas…adiou a decisão sobre se sai do São Paulo e assume a seleção mexicana.
“Vou falar em espanhol pra que não haja sombra de dúvida. Primeiro, eu quero publicamente pedir desculpas às pessoas ligadas com o São Paulo que eu, involuntariamente, tenha arriscado na minha decisão, especialmente aos torcedores, a quem respeito profundamente e estou muito agradecido”, disse.
“Não tem a ver com dinheiro, é uma decisão pessoal e familiar. Muito se falou do tema, eu tratei de ser muito prudente. É uma decisão de objetivos profissionais de sonhos do ser humano e sinceramente é muito difícil de tomar essa decisão, porque estou falando de um dos maiores clubes da América do Sul, mas também falando de uma seleção”, afirmou.
“Eu espero ter uma decisão final para quando a equipe voltar desses dias de descanso (na quarta-feira)”, acrescentou.
Depois da vitória por 1 a 0 contra o Atlético-PR, neste sábado, o elenco do São Paulo recebe folga e só se reapresenta na próxima quarta-feira. O time volta a campo apenas dia 14 de outubro, fora de casa, contra o Fluminense.

Fica ou sai?
Os boatos de que Osorio poderia trocar o Morumbi pelo México começaram ainda no final de agosto. Em princípio, o treinador negou o interesse. Dias depois, porém, viu a relação com a diretoria tricolor se desgastar cada vez mais.
Logo no jogo seguinte às primeiras especulações de saída, um conselheiro do São Paulo se irritou com a derrota da equipe para o Flamengo e mandou uma mensagem à Osorio com cobranças. O colombiano não gostou nada e ameaçou sair. Na ocasião, o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, teve de vir à público para aparar as arestas.
Osorio ficou, mas a relação nunca mais foi a mesma. Até que, no dia 25 de setembro, antes do clássico diante do Palmeiras, Osorio admitiu não confiar na diretoria tricolor, que não tinha garantias de que não seria demitido e que, por isso, consideraria a possibilidade de trocar o São Paulo por uma seleção, requentando o interesse mexicano em contar com seus trabalhos.

Na sexta-feira, jornalistas mexicanos chegaram até a assistir o treino do São Paulo para acompanhar de perto o trabalho do colombiano. Osorio acabou sendo ‘poupado’ da tradicional coletiva pré-jogo para não ter que encarar mais perguntas sobre o assunto.
Além disso,o colombiano ainda presenciou o elenco se desmanchar. Desde que chegou, viu a diretoria vender nada menos que seis jogadores – incluindo titulares importantes como Tolói, Denilson e Souza, além de Boschilia, Paulo Miranda e Cafú -, emprestar o atacante Ewandro e ainda não renovar o vínculo de empréstimo do zagueiro Dória.
Em troca das perdas, ele ganhou apenas três nomes: Wilder, Rogério e Luiz Eduardo.
