‘Paraíso dos Tubos’ volta a sediar etapa do Mundial de surfe depois de 5 anos; confiram top 5 do ranking.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por WSL.com
Eh noix no mundo.
Localizada em Bali, uma das regiões mais ricas do país, Keramas se difere de outros picos requisitados da cidade (Uluwatu, Canggu e Pandang Pandang) por ter especialidade nas direitas, que quebram sobre uma bancada de corais e formam tubos profundos e ondas propícias para diversas manobras, rendendo um show de surfe.
Além de ser considerada a ‘Meca do freesurf’, essa onda também já recebeu muitas competições, como etapas do WQS e, até 2013, era palco da quinta etapa do circuito mundial, depois substituída por Fiji.
Quem fechou o evento com vitória foi o australiano Joel Parkinson, que na época vinha de uma conquista do seu primeiro título mundial, e deslizou por aqueles tubos com facilidade, completando até uma bateria perfeita – com duas notas 10.
Com as diversas campanhas em prol da conservação das praias Bali, que vem sendo alvo de construção de diversos resorts e, consequentemente, recebendo muitos turistas, a etapa terá o nome de “Bali Protected”, buscando conscientizar as pessoas sobre a poluição marinha na região.
TÉRMINO DA ETAPA DE MARGARET RIVER
Devido à paralisação da etapa de Margaret River, no oeste australiano, por conta dos ataques de tubarão nas praias arredores, o campeonato será finalizado em Uluwatu, também em Bali, 48h após o término do evento de Keramas.
Oito brasileiros ainda estão vivos nas disputas do round 3, de onde a competição será retomada. São eles Adriano de Souza, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Yago Dora e Willian Cardoso.
No feminino, Tatiana Weston-Webb, recém naturalizada brasileira, está nas quartas de final, e enfrentará a tricampeã mundial Carissa Moore.
WILDCARDS
Entre os brasileiros, Miguel Pupo substituirá Caio Ibelli, que se recupera de uma fratura no pé. Ainda sem fazer nenhuma aparição no circuito esse ano, Kelly Slater também está de fora, alegando que ainda sente a lesão sofrida em Jeffrey’s Bay, no ano passado.
Para substituir o multicampeão, a World Surf League chamou o havaiano Barron Mamiya, que enfrenta Gabriel Medina na primeira fase. Na vaga de wildcard local, o indonésio Oney Anwar participará do campeonato e está na mesma bateria que Julian Wilson, líder do ranking mundial.
Já Ítalo Ferreira, terceiro colocado, abrirá o campeonato na primeira bateria do dia, contra Keanu Asing e Joel Parkinson, que busca defender o título da etapa. Vice-líder, Filipe Toledo entra somente na quarta, onde enfrentará Conner Conffin e Mikey Wright.
Top 5 ranking mundial
1. Julian Wilson (AUS)
2. Filipe Toledo (BRA)
3. Ítalo Ferreira (BRA)
4. Gabriel Medina (BRA)
5. Wade Carmichael (AUS)