Com Tour de France, Nibali entra para seleto clube da “tríplice coroa”
2 min read.
Campeão do Tour de France 2014, Vincenzo Nibali entrou para o seleto grupo de ciclistas que já venceram as três principais Voltas do calendário do ciclismo de estrada no mundo. Além do italiano, apenas cinco atletas conseguiram ser vitoriosos no Tour, na Volta da Espanha e no Giro D’Italia ao longo da carreira.
Nibali oficializou o título no último domingo (27), em Paris, e terminou a competição com 7min37seg de vantagem sobre o segundo colocado, o francês Jean-Christophe Péraud.
Com apelido de “Tubarão”, o ciclista que corre pela Astana Pro Team chegou ao título com quatro vitórias nas 21 etapas da competição e, agora, se junta ao grupo que já tinha as feras Alberto Contador, Bernard Hinault, Felice Gimondi, Eddie Merckx e Jacques Anquetil.
“A Volta (da Espanha), creio, foi a vitória mais importante porque me deu a certeza de que eu podia lutar pelo Giro e pelo Tour. Como italiano, o Giro foi uma vitória especial, por causa da emoção dos espectadores e do público. Agora, o Tour me dá algo a mais porque é a mais midiática, a maior e mais global. Acima de todas as outras provas, é diferente, e você sempre encontra os maiores rivais no Tour de France”, disse o campeão na coletiva de imprensa.
Em 2014, Nibali também quebrou uma escrita que já durava 16 anos. O último ciclista da Itália a vencer o Tour havia sido Marco Patani, em 1998. Empolgada com a conquista, a imprensa italiana o define agora como um “vulcão de energia”.