Após cair do topo da montanha, Rienzo estabelece meta para 2015: voltar à MLB. Entenda o fato.
3 min readGustavo Faldon, do ESPN.com.br.
Depois de em 2013 fazer história e se tornar o primeiro arremessador brasileiro a jogar na Major League Baseball, André Rienzo viveu um 2014 que não desejava. Começou a temporada na rotação titular do Chicago White Sox, fez bons jogos, mas depois foi mal e terminou a temporada na Triple-A (Espécie de segunda divisão da MLB).
“Foi um ano de aprendizagem. Comecei muito bem e terminei da forma que não queria terminar. Foram altos e baixos. Eu subi a montanha e caí lá de cima. Há dois, três anos, eu analisava tanto o lado negativo quanto o positivo. Agora eu deixei o negativo de lado e estou só pegando o positivo para o ano que vem ser um ano de rendimento melhor”, analisou o brasileiro de 26 anos, ao ESPN.com.br.
Foram 18 jogos em 2014 na MLB com um ERA de 6.82. Até a nona partida da temporada, Rienzo tinha uma média de corridas cedidas por nove entradas de 3.95. Mas tudo foi por água abaixo no decorrer da temporada e no começo de agosto ele foi definitivamente rebaixado para o Charlotte Knights, time de base dos White Sox.
Rienzo disse não compreender o motivo da queda tão brusca. “Eu busco essa resposta também. Se eu tivesse, teria melhorado. Acho que foi um primeiro jogo ruim, um segundo jogo ruim. Aí vem a desconfiança dos técnicos porque eles acham que você tem que jogar sempre bem. Você é um novato, tem que estar lá para resolver. Eu comecei a pensar muito, a tentar mudar algumas coisas e piorei. E eu mudei como eu fui, não tinha que ter mudado nada. Os bons resultados iam vir. Mas cinco jogos ruins seguidos é pegar de aprendizagem e levar para frente”.
Apesar de encerrar 2014 da forma como não queria, os White Sox têm tentado ajudar o brasileiro. “Eles gostam muito de mim, do jeito que eu jogo. Eles pediram para eu mudar coisinhas, como a consistência. Não quatro jogos, mas em oito. E são coisas que a gente tem que trabalhar mais interno. O psicológico, a mente, pra não cair de uma vez quando alguma coisa der errado”, comentou Rienzo.
E para 2015, o objetivo do brasileiro de Atibaia-SP, está claro: voltar para a MLB. “Esse é o foco, sempre, o principal. Também tentar fazer as quedas não aparecerem. Voltar pro spring training, tentar conquistar meu espaço. Vou tentar conquistar com o tempo”.
Perguntado se estuda alguma mudança no repertório de arremessos, Rienzo brincou. “Não, já está difícil com os meus agora”.