Em alta, Federer tenta evitar maior jejum da carreira em Grand Slams. Entenda o fato.
2 min readFábio Aleixo Do UOL, em São Paulo.
Em alta após alcançar a vitória de número 1.000 na carreira e conquistar o título do ATP 250 de Brisbane (AUS) na semana passada, Roger Federer disputa o Aberto da Austrália em meio a um incômodo jejum.
Desde julho de 2012, quando venceu Wimbledon, não conseguiu mais levantar a taça de um Grand Slam. Já são nove torneios seguidos deste nível sem títulos. Se não vencer o Major que abre a atual temporada, chegará à maior seca de sua carreira desde a primeira conquista, em Wimbledon-2003.
Sua estreia na competição será contra Yen-Hsun Lu, de Taiwan, número do 47 do ranking. A partida ocorre às 6h desta segunda-feira (horário de Brasília).
“Estou me sentindo muito bem e acredito que posso ganhar um título. Mas falar é uma coisa. Sei que preciso me dedicar bastante e conseguir me impor em momentos decisivos”, afirmou Federer, que é recordista de títulos em Grand Slams, com 17 conquistas.
Além do fim da seca, se levantar a taça, Federer se isolará como o maior vencedor do Aberto da Austrália na Era Aberta (iniciada em 1968). Com quatro títulos, está empatado com o já aposentado americano Andre Agassi e com o sérvio Novak Djokovic, cabeça de chave número 1 do torneio deste ano.
O atual jejum de Federer se iguala apenas ao que viveu há três anos. Depois de ganhar o Aberto da Austrália em janeiro de 2010, só sentiu o gostinho de ficar com a taça de um Slam justamente em Wimbledon-2012.
Nos últimos nove Grand Slams que disputou, o atual vice-líder do ranking mundial teve como melhor resultado o vice-campeonato na edição de 2014 de Wimbledon, quando foi derrotado na decisão pelo sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 2.
E neste período de seca, Federer teve algumas derrotas surpreendentes. A mais marcante delas foi para o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 3 sets a 1 na segunda rodada da edição de 2013 de Wimbledon. Este revés acabou com uma sequência de 36 Grand Slams do suíço chegando ao menos até as quartas de final.