Em meio à guerra civil, zebra ucraniana elimina Napoli e vai à final da Liga Europa; confira detalhes.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Enquanto a Ucrânia segue vivendo dias de tensão devido à guerra civil no leste do país, ao menos os habitantes da nação têm um motivo para sorrir. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Napoli, nesta quinta-feira, o surpreendente Dnipro eliminou os favoritos italianos e foi à final da Liga Europa pela primeira vez na história.
O único gol da partida foi marcado pelo centroavante Seleznyov, que acabou sendo o grande herói dos confrontos – ele já havia feito o gol do empate por 1 a 1 na ida, em Nápoles.
O tento saiu aos 13 do segundo tempo: após cruzamento da esquerda de Konoplyanka, o matador venceu o zagueiro Britos no agarra-agarra e mandou de cabeça para as redes.
Com isso, o Dnipro ganhou o de enfrentar o Sevilla, que venceu novamente a Fiorentina, na decisão da segunda competição mais importantes de clubes do futebol europeu. A final será no dia 27 de maio, no estádio Narodowy, em Varsóvia, na Polônia.
Por causa da guerra, inclusive, a equipe ucraniana teve que mandar a partida desta quinta no Estádio Olímpico de Kiev, distante quase 400km de Dnipropetrovsk.
Isso não impediu, porém, que os fanáticos torcedores do Dnipro lotassem a arena da capital, empurrando a equipe até a inédita classificação para a decisão.
Após o apito final, os fanáticos não resistiram e invadiram o gramado para comemorar com os jogadores e com o técnico Myron Markevych, que foram abraçados efusivamente.
Vale lembrar que o time de Dnipropetrovsk tem três jogadores brasileiros no elenco: o zagueiro Douglas e o lateral esquerdo Léo Matos, que foram titulares, além do atacante Matheus Nascimento, que entrou no segundo tempo da partida.
FICHA TÉCNICA:
DNIPRO-UCR 1 x 0 NAPOLI-ITA
Uefa Europa League – Semifinal – Volta
Local: Estádio Olímpico de Kiev, em Kiev (UCR)
Data: 14 de maio de 2015, quinta-feira
Horário: 16h05 (horário de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos SER)
Cartões amarelos: Boyko, Fedetskiy, Léo Matos, Kankava, Seleznyov e Matheus Nascimento (DNI); Gabbiadini, Ghoulam e Callejón (NAP)
GOL
DNIPRO: Seleznyov, aos 13 minutos do segundo tempo
DNIPRO: Boyko; Fedetskiy, Douglas, Cheberyachko e Léo Matos; Fedorchuk, Kankava, Luchkevych (Matheus Nascimento), Rotan e Konoplyanka (Bruno Gama); Seleznyov (Kalinic) Técnico: Myron Markevych
NAPOLI: Andújar; Maggio, Albiol, Britos e Ghoulam; David López (Henrique), Inler, Callejón e Insigne (Mertens); Gabbiadini (Hamsik) e Higuaín Técnico: Rafa Benítez