Luxemburgo acerta para ganhar menos e será substituto de Marcelo Oliveira no Cruzeiro; confira.
3 min readMarcus Alves, para o ESPN.com.br.
Vanderlei Luxemburgo acertou com o Cruzeiro para substituir Marcelo Oliveira, que foi desligado do clube celeste na tarde desta terça-feira. O treinador campeão brasileiro com o time mineiro em 2003 é aguardado em Minas Gerais e terá um vínculo de 18 meses de duração.
Conforme apuração do ESPN.com.br, o treinador é esperado em Belo Horizonte para poder treinar a equipe celeste na noite desta quarta-feira, justamente contra o Flamengo, seu ex-clube, no Mineirão. O novo comandante do atual bicampeão nacional será apresentado por volta das 12h; pela manhã, Luxemburgo conhecerá os jogadores da equipe.
O técnico foi a saída encontrada para o espaço deixado após a saída de Alexandre Mattos ao Palmeiras e também para substituir Marcelo Oliveira no cargo de técnico da equipe, já que Vanderlei Luxemburgo terá amplos poderes no clube celeste, exercendo a função de manager.
Luxemburgo ainda chega para ter salário menor do que o do antecessor, que venceu os dois últimos Campeonatos Brasileiros com o Cruzeiro. Marcelo Oliveira tinha remuneração de cerca de R$ 600 mil, e Vanderlei aceitou ir à equipe de Belo Horizonte por um valor menor.
Vanderlei Luxemburgo dirigiu o Cruzeiro entre 2002 e 2004 e conquistou a Tríplice Coroa – Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – em 2003, fazendo história com a temporada perfeita. Em 107 partidas pelo clube, seu aproveitamento superou 70%.
Leia a nota do Cruzeiro:
A diretoria do Cruzeiro Esporte Clube anunciou, no início da noite desta terça-feira, o nome do seu novo treinador. Após mais de onze anos longe da equipe estrelada, Vanderlei Luxemburgo assumirá o comando da Raposa e terá como missão, nos próximos 18 meses, manter a história vencedora do Maior de Minas, levando-o a novas conquistas no cenário do futebol brasileiro e internacional.
Luxemburgo esteve no comando do tetracampeão brasileiro entre os anos de 2002 e 2004. Durante sua passagem pela agremiação azul, o técnico disputou 107 partidas, venceu 68, empatou 22 e perdeu somente 17. Diante desses bons números, o treinador obteve um excelente aproveitamento de 70% dos pontos jogados.
Além de todas as estatísticas favoráveis, a passagem de Vanderlei ficou marcada, principalmente, pelo ano mágico de 2003. Naquela oportunidade, o Cruzeiro conquistou a Tríplice Coroa, ao vencer a Copa do Brasil, os Campeonatos Mineiro e Brasileiro – sendo que, neste último, sagrou-se campeão com a marca de 100 pontos e 102 gols marcados. Tal temporada se destacou não somente pelos troféus obtidos, mas também pelas goleadas, pelos gols históricos e pelo futebol envolvente demonstrado pela Raposa.
A última vez que o treinador esteve à frente do tetracampeão brasileiro foi no dia 25 de fevereiro de 2004, quando o elenco cinco estrelas empatou com o Uberaba, por 0 a 0, no Mineirão, em confronto válido pelo Campeonato Mineiro.