Estados Unidos frustram estreante, vencem desfalcada Alemanha fora de casa e se ‘vingam’.
3 min readESPN.com.br.
O técnico Joachim Low havia dito que a seleção dos Estados Unidos tinha progredido tremendante nos últimos anos. Pois este progresso foi o suficiente para o time norte-americano superar a atual campeã do mundo, poucos dias depois de ter batido a Holanda.
Os Estados Unidos visitaram a Alemanha no RheinEnergieStadion, em Colônia, e venceram por 2 a 1, nesta quarta-feira. Gotze abriu o placar para os mandantes, e Diskerud e Wood viraram o placar. O segundo gol dos visitantes saiu já no fim, aos 42 minutos do segundo tempo.
Apesar de se tratar de apenas um amistoso e da derrota, o jogo foi especial para Patrick Herrmann, que fez sua estreia pela seleção alemã nesta quarta-feira. O meia do Borussia Monchengladbach, que já havia sido convocado antes, mas nunca tinha entrado em campo pelo país, foi titular e deu a assistência para o gol alemão.
Sem apresentarem um grande futebol, o que tem sido recorrente desde o título mundial, os comandados de Joachim Low encerram sua invecibilidade, já que vinham de três vitórias e dois empates. Por falar na Copa, as duas equipes se enfrentaram no torneio, e os germânicos triunfaram por 1 a 0 na fase de grupos, com gol de Thomas Muller.
Para a partida, a seleção da casa não contou com boa parte dos seus principais astros. Manuel Neuer, Mats Hummels, Marco Reus, Thomas Muller e Toni Kroos ganharam descanso devido ao desgaste da última temporada.
Os mandantes começaram a partida atuando de forma mais ofensiva, controlando a posse de bola e, neste cenário, abriram o placar. Aos 12 minutos, Herrmann foi acionado na direita, escapou da marcação, foi avançando até invadir a área e tocou para Gotze, que tirou do goleiro Guzan.
A seleção tetracampeã mundial manteve o domínio territorial, mas, aos poucos, foi relaxando. No fim da primeira etapa, os norte-americanos cresceram, criaram oportunidades e chegaram ao empate. Aos 41 minutos, Bradley fez bela inversão para Diskerud, que dominou no peito na área e tirou do goleiro Zieler.
Na volta do intervalo, os visitantes estavam com uma postura mais agressiva, marcando já na saída de bola dos germânicos e incomodando mais o adversário do que o contrário. Por outro lado, os alemães buscavam ligar contra-ataques com poucos e rápidos passes, mas só finalizaram no segundo tempo depois dos 30 minutos.
No fim, Zieler fez ótima defesa com o pé após chute forte de Bradley de dentro da área. Porém, minutos mais tarde, o goleiro não teve o que fazer. Aos 42, Wood recebeu passe na entrada da área, fugiu da marcação de Mustafi e finalizou no cantinho, marcando belo gol. Vale lembrar que o atacante havia definido a virada dos Estados Unidos sobre a Holanda por 4 a 3 há cinco dias.
Antes do apito final, os germânicos quase empataram, mas a finalização de Khedira parou no travessão.
Agora, a Alemanha voltará a campo no sábado, quando enfrentará Gibraltar, fora de casa, às 15h45 (de Brasília), pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016. Os atuais campeões do mundo estão com dez pontos após cinco rodadas e aparecem na segunda colocação, atrás apenas da Polônia, que tem 11 pontos. Já os Estados Unidos só jogarão em 2 de julho contra a Guatemala.