Atletas do Remo são flagradas no doping e desfalcam Brasil no Pan; confiram.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.
Convocadas para representar o Brasil no remo, Kyssia Cataldo e Nayara Furtado foram flagradas em exame antidoping realizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR) e serão desfalque nos Jogos Pan-Americanos do Canadá. As atletas ainda podem pedir a contraprova.
Caso seja confirmado o doping de Kyssia, a atleta será considerada reincidente, já que havia sido pega em exame similar em 2012, ficando de fora da disputa da final C da single skiff em Londres. Segundo o presidente da CBR, Edson Altino Júnior, as atletas foram afastadas até o julgamento.
“Elas foram preventivamente afastadas da equipe para então, após a decisão final, a gente saber se elas poderiam voltar a competir caso for determinado por julgamento que elas possam voltar”, disse em entrevista ao canal Sportv.
O presidente também especificou mais sobre as substâncias que reprovaram a dupla no exame. “São dois casos bem distintos. No caso da Kissya da Costa, ela é uma substancia diurética que não dá mudança em performance, pode ser vestígio de algum complemento alimentar que ela digeriu – se for o caso confirmado. E a atleta Nayara foi um complemento da recuperação que ela teve há um tempo atrás”, explicou.
Até o embarque da equipe para Toronto, Eduardo Pereira deve chamar duas novas atletas para substituir Kissya e Nayara. Embora esteja confiante para a disputa do duplo skiff, admite que os desfalques podem pesar para a equipe no quádruplo.
“O duplo skiff a gente está substituindo e deve manter o mesmo nível, porque temos atletas no mesmo nível e vamos continuar competindo por medalhas. No quádruplo talvez seja algo um pouco mais enfraquecido, porque temos que fazer uma mudança grande”, concluiu.