Insatisfeitos, times cogitam chapa de oposição para tirar presidente da Liga do Nordeste.
2 min readMarcus Alves, do ESPN.com.br.
Insatisfeitos com o atual presidente Alexi Portela, os times da Liga do Nordeste cogitam lançar uma chapa de oposição para as próximas eleições da entidade, previstas para o próximo dia 1º de outubro, em Salvador. Duas reuniões foram realizadas para tratar do assunto no fim desta quarta-feira, em Natal, palco do sorteio dos grupos do campeonato para a sua edição de 2016.
O evento acontece nesta noite.
Portela está no comando desde 2011 e teve de contar com toda uma articulação para dissuadir os cartolas dos principais clubes da ideia.
Figura influente dentro da CBF, o dirigente conta com trânsito entre as federações, mas já se envolveu em mais de uma saia-justa por causa de sua ligação com Vitória – equipe presidada por ele no passado e que tinha o seu conselho fiscal sob o seu comando até pouco tempo atrás. A última Copa do Nordeste foi marcada, inclusive, por um episódio controverso com o rubro-negro baiano.
Desde o mês passado, os times vinham se reunindo para tratar da sucessão da Liga.
Um dos nomes que surgia com força era o do potiguar Eduardo Rocha, atual superintendente da competição e ex-mandatário do América-RN.
Ele foi justamente o antecessor de Alexi Portela.
Em contato com a reportagem do ESPN.com.br, no fim da última quarta-feira, ele não negava a sua candidatura. “Pode ser, vamos ver o que será definido”, disse. O discurso mudou na manhã desta quinta-feira e ele assegurou a permanência de Alexi no cargo.
Os times ainda não confirmam, mas essa é a tendência. Os 16 fundadores da entidade têm direito a voto no pleito.
Os potes para o sorteio das chaves nesta noite ficaram da seguinte forma:
Pote 1: Bahia, Ceará, Sport, ABC e América-RN
Pote 2: Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Corrêa, CRB e Salgueiro
Pote 3: Botafogo-PB, Campinense, Vitória da Conquista-BA, Confiança-SE e Coruripe-AL
Pote 4: Flamengo-PI, River-PI, Juazeirense-BA, Imperatriz-MA e Estanciano-SE
O Ceará é o atual campeão.