#SemanaOlímpica24 Sem Splitter, Magnano vê disputa acirrada no garrafão. Entenda o fato.
4 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.
Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre os dias 15 e 21 de fevereiro.
1 – Splitter está fora da Olimpíada e briga no garrafão será intensa
O pivô será submetido a uma cirurgia no quadril na quarta-feira e está fora dos Jogos, pois precisará de pelo menos oito meses para se recuperar. Assim, duas vagas no garrafão estão abertas e o técnico Rubén Magnano terá de quebrar a cabeça para definir os atletas que jogarão no Rio. Opções o treinador tem de sobre e os que aparecem como favoritos aos postos são Augusto Lima, do Real Madrid, e Rafael Hettsheimeir, do Bauru. Anderson Varejão, que acertou com o Golden State e Wrriors, e Nenê são nomes certos na equipe nacional.
2 – Flávia Saraiva ganha dois ouros em etapa de Copa do Mundo
Em preparação para o evento-teste dos Jogos Olímpicos em abril, que valerá a classificação da equipe feminina para a Olimpíada, Flávia Saraiva teve ótimo desempenho na etapa de Baku (AZE) da Copa do Mundo de Ginástica Artística. A jovem de 16 anos ficou com a medalha de ouro no solo e na trave, suas especialidades. Nas barras paralelas assimétricas, foi bronze. Neste aparelho, Daniele Hypolito foi prata.
3 – Fabiana Murer segue evoluindo e leva título na França
Em sua última competição indoor antes do Mundial de Portland (EUA), em março, Fabiana Murer conquistou no domingo a medalha de ouro. Ela ficou com o título do All Star perche ao saltar 4,71m. Ela repetiu a sua melhor marca na temporada, que havia feito na quarta-feira, quando foi vice do torneio Globe Galan, em Estocolmo (SUE). No domingo, disputará uma competição a céu aberto no Rio de Janeiro, o Super Salto.
4 – Maria Suelen é campeã na Alemanha e passa a liderar corrida olímpica
Maria Suelen Altheman, judoca que compete na categoria acima de 78 quilos, conquistou o título do Grand Prix de Dusseldorf (ALE) ao derrotar na final a campeã mundial Song Yu. Depois de perder várias competições no ano passado por causa de lesões, a atleta voltou a liderar a corrida olímpica caseira. Agora, está à frente da compatriota Rochele Nunes.
5 – César Castro garante vaga olímpica em evento-teste com problema e zero de brasileiras
César Castro assegurou a sua vaga nos Jogos do Rio nos saltos ornamentais no trampolim de 3m durante a Copa do Mundo do Rio, que serviu como evento-teste da Olimpíada. Teste este que teve falhas frequentes de abastecimento de energia, levando a apagões durante a disputa das competições e deixando os atletas confusos sem saberem dos resultados. A competição também teve brasileiras zerando. Juliana Veloso, que faz dupla com Tammy Galera, errou seu salto e caiu de costas na piscina na final sincronizada do trampolim de 3m. As duas deverão ser as representantes do país na Olimpíada.
6 – Seleção feminina de polo consegue vaga em Superfinal da Liga Mundial
Em preparação para os Jogos Olímpicos, a seleção feminina de polo aquático conseguiu assegura a classificação para a Superfinal da Liga Mundial, em abril. O desempenho do time nacional, porém, não foi dos melhores do torneio classificatório nos Estados Unidos, Das cinco partidas que fez, venceu apenas duas, ambas contra o Japão.
7 – OMS diz que zika não afetará os Jogos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o zika estará sob controle quando da realização dos Jogos Olímpicos, em agosto. ruce Aylward, diretor-executivo para epidemias e emergências do órgão, disse que espera por uma competição fantástica.
8 – Campeã olímpica lutará contra câncer para estar na Olimpíada
A nadadora holandesa Inge Dekker, medalhista de ouro, prata e bronze nos últimos três Jogos Olímpicos no revezamento 4 x 100 nado livre, foi diagnosticada com câncer de colo do útero. Entretanto, ela ainda não desistiu de participar da Olimpíada do Rio. ” Aprendi a olhar com confiança para o futuro. Pensando em um resultado positivo, agora vou dar toda a atenção a me recuperar bem. Apesar dessas coisas eu não tirei da mente participar dos Jogos no Rio”.
9 – Federação de natação aperta o cerco contra o doping
A Fina (Federação Internacional de Natação) aumentará o número de testes antidoping realizados nos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por Travis Tygart, presidente da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos). É esperado que os atletas ranqueados entre os 10 melhores do mundo em cada um dos 34 eventos da Fina que acontecerão nos Jogos Olímpicos sejam testados mais de sete vezes até agosto, mês previsto para a realização da Rio-2016.
10 – #DeuNoUOL – Rio-2016 e governo batem cabeça e atrasam lançamento de slogan da Olimpíada
O planejamento do Comitê Organizador Rio-2016 para lançar um slogan para os Jogos Olímpicos do Rio ainda não deu certo. Em 2014, a apresentação da frase-símbolo da Olimpíada até chegou a ganhar uma data: 5 de agosto. Acontece que 2014 terminou, 2015 já passou e, até agora, nada. Faltando seis meses para o início da Rio-2016, o evento não tem um lema.