Organização revela trajeto do Rali Dakar para 2017 com início do Paraguai; confira.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.
Nesta terça-feira, a organização do Rali Dakar divulgou o roteiro da 39ª edição da prova, em 2017, com a adição do Paraguai no percurso. A largada da prova será dada na capital Assunção, e a bandeirada final ocorrerá em Buenos Aires, na Argentina.
Disputada entre os dias 2 e 14 de janeiro, o Rali passará por cinco etapas na Bolívia e sete em solo argentino. Serão nove mil quilômetros de desertos e solos complicadíssimos, além de mudanças climáticas intensas e longos percursos a serem percorridos.
“Estão previstas etapas mais longas, já que o Dakar é uma prova de resistência, com uma de 500 km, como em 2016, mas pode ter também uma de 700, embora talvez não para todos os participantes”, revelou o diretor do Dakar, Etienne Lavigne, ao jornal L’Èquipe.
“O interesse dessa próxima edição é alterar de um dia para o outro os esquemas esportivos para que os participantes abandonem sua ‘zona de conforto’ e descubram sempre dificuldades, porque este é um pouco o DNA desta prova”, afirmou.
Em 2016, Chile e Peru saíram da clássica prova do cenário automobilístico mundial e causaram uma grande mudança no traçado do rali, que novamente não contará com o deserto do Atacama em seu trajeto. Marc Coma, diretor esportivo da prova, chegou a revelar que a ASO, promotora do rali, cogitou incluir países como Uruguai, Paraguai e Brasil em seu roteiro. Pelo alto preço exigido pela ASO, o governo chileno resolveu se retirar da prova em 2016 e mantém sua posição.