Muguruza derrota Serena, é campeã em Roland Garros e quebra tabu de espanholas; confira.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Dia de glória para a Garbiñe Muguruza. Nascida na Venezuela e naturalizada espanhola, a quarta melhor tenista do mundo jogou muito e se consagrou campeã em Roland Garros neste sábado, vencendo ninguém menos que Serena Williams por 2 sets a 0 – parciais de 7/5 e 6/4.
Além de conquistar seu primeiro título de Grand Slam, Muguruza, aos 22 anos, se torna a primeira mulher espanhola a levantar o troféu de um Grand Slam desde que Arantxa Sánchez-Vicario foi campeã em Roland Garros em 1998.
Muguruza também pode celebrar o fato de ser a quinta mulher diferente a vencer Serena Williams em uma final de Grand Slam. Antes, conseguiram a difícil missão Venus Williams (duas vezes), Samantha Stosur, Maria Sharapova e Angelique Kerber.
O duelo teve clima de revanche para a hispano-venezuelana. A quarta melhor do mundo alcançou sua primeira final em Grand Slam no passado, em Wimbledon, e perdeu o título para Serena Williams, líder do ranking mundial.
Serena começou bem e venceu o primeiro game em um minuto, confirmando seu serviço. Depois de salvar dois break-points, Muguruza conseguiu quebrar a rival com um forehand cruzado e passou à frente pela primeira vez (3/2).
A norte-americana devolveu a quebra, pressionando na devolução de saque com boa movimentação (4/4). Em um lance de precipitação da número 1 do mundo, a espanhola a quebrou de novo (6/5) e, depois, fechou o primeiro set com um backhand winner.
Muguruza voltou para a segunda parcial jogando muito, de novo. Logo de cara, conquistou a quebra em erro da adversária para reabrir o placar. Mas na sequência, Serena devolveu. A espanhola teve mais uma quebra no terceiro game e só voltou a sofrer no nono.
Depois de salvar quatro match-points, Serena confirmou o saque e adiou o título. Mas no seguinte, Muguruza não desperdiçou a chance e confirmou o serviço para soltar o grito de campeã e o prêmio de 2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões).
O ‘Pelas Quadras’ não vai perder nada do que acontecerá em Roland Garros. Até o dia 5 de junho (domingo), data da final masculina, o programa terá edições diárias e ao vivo para analisar e debater os jogos. Com a dupla Fernando Nardini e Fernando Meligeni na bancada, cada edição sempre terá um convidado.
Sempre na ESPN e no WatchESPN, o ‘Pelas Quadras’ irá ao ar, geralmente, das 19h às 20h (de Brasília), mas pode sofrer algumas alterações de horário dependendo do dia – consulte a programação.