Acompanhe aqui no ZigZag do Esporte um giro pelo futebol europeu,campeonato francês, alemão e inglês
6 min readDo ZigZag do Esporte
Futebol europeu 2013/14.
Olympique só empata e desperdiça chance de assumir liderança do Francês.
Derrotado pelo Arsenal em sua estreia na Uefa Champions League, o Olympique de Marselha teve, neste sábado, chance de recuperação e assumir a primeira colocação do Campeonato Francês. Em jogo equilibrado, no Stade Armand Césari, o time comandado pelo treinador Elie Baup encontrou grandes dificuldades diante do Bastia e empatou por 0 a 0, em partida válida pela sexta rodada da competição nacional, e desperdiçou a oportunidade.
Escalado no tradicional esquema 4-3-2-1, o Olympique começou o embate com o lateral esquerdo brasileiro Lucas Mendes entre seus titulares. O Bastia, por sua vez, tinha o experiente atacante Ilan, ex-Atlético-PR e Internacional, em sua equipe principal.
Apesar de algumas investidas ofensivas, os times protagonizaram partida sem grandes emoções no Stade Armand Césari. Os treinadores ainda buscaram mudar o padrão do confronto ao longo dos 90 minutos, mas não tiveram êxito em suas tentativas.
Com este resultado, o clube de Marselha se mantém na quarta colocação na tabela de classificação, com 11 pontos, mas pode ser ultrapassado por Rennes, Reims e Nice ainda nesta rodada. O Monaco, com cinco partidas disputadas, soma 13 pontos e lidera a competição nacional, seguido por Saint-Étienne (12 pontos) e Paris Saint-Germain (11 pontos).
O Bastia segue em situação intermediária no torneio. Décimo colocado até o duelo deste sábado, o time treinado por Fréderic Hantz subiu para sétima posição, com oito pontos, ultrapassando Nantes, Lyon e Nice.
O Olympique de Marselha volta a entrar em campo na próxima terça-feira, às 16 horas (de Brasília), quando faz confronto direito com Saint-Étienne, no Velódrome. Na quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), o Bastia atua como visitante contra o Monaco, no estádio Louis II.
Maicosuel faz ‘gol relâmpago’, mas Udinese sofre virada do Chievo no Italiano.
Ex-jogador de Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo, o meia Maicosuel voltou a marcar um gol com a camisa da Udinese, mas não evitou a derrota alvinegra neste sábado. Atuando contra o modesto Chievo Verona, a equipe de Udine não jogou bem e perdeu por 2 a 1, de virada, estacionando no meio da tabela do Campeonato Italiano. A partida foi válida pela 4ª rodada do Calcio 2013/14.
O gol do brasileiro saiu logo aos 50 segundo de jogo, sendo, assim, o mais rápido da atual edição do campeonato nacional. O zagueiro Luis Muriel tentou recuar a bola, mas Maicosuel antecipou-se à jogada, dominou com categoria, driblou o goleiro e só tocou para o gol vazio. Foi o primeiro tento do Mago pela Udinese desde o dia 21 de outubro de 2012, quando marcara contra o Pescara. Além disto, foi a terceira vez em que ele balançou as redes com a camisa do time italiano e a primeira nesta temporada.
Porém, o gol não veio acompanhado de vitória. O Chievo cresceu na partida, começou a dominar as ações no meio de campo e virou a partida ainda antes do intervalo. Pelissier, aos 14, e Rigoni, aos 40 minutos, anotaram os tentos dos Gialloblue confirmaram a primeira vitória da equipe de Verona no Campeonato Italiano. No segundo tempo, o experiente Antonio Di Natali ainda entrou em campo, mas não conseguiu liderar a reação alvinegra.
Com o resultado, o Chievo alcançou os quatro pontos e ‘pegou o elevador’ na tabela do Calcio. Subiu da 17ª para a 10ª posição e ultrapassou a Udinese, que somou seu segundo jogo sem vitórias e caiu para o 13º posto. Na próxima rodada, a equipe de Verona encara a atual bicampeã Juventus dentro de casa, enquanto o time do brasileiro Maicosuel recebe o Genoa no estádio Friuli.
Confira os resultados deste sábado pela 4ª rodada do Campeonato Italiano:
Cagliari 2 x 2 Sampdoria
Liverpool ‘trava’ sem Philippe Coutinho e perde invencibilidade para o arrumado Southampton.
Reuters
O Liverpool sentiu demais a falta do brasileiro Philippe Coutinho neste sábado e, mesmo jogando em casa, no Anfield Road, não resistiu ao organizado Southampton, que venceu por 1 a 0 com gol do zagueiro croata Dejan Lovren e acabou com a invencibilidade do rival no Campeonato Inglês.
A derrota pode fazer com que os Reds perdam a liderança nesta quinta rodada, já que seguem com dez pontos, enquanto Tottenham, de Paulinho, e Arsenal, que ainda jogam, somam nove cada. O Southampton vai a oito pontos e permanecerá no meio da tabela.
Coutinho vinha sendo o principal homem de ligação do meio de campo com o ataque no Liverpool neste início de temporada, a ponto de a equipe ter vencido seus três primeiros jogos na Premier League, incluso nestes o encontro com o atual campeão Manchester United.
Mas na última segunda-feira, no empate em 2 a 2 com o Swansea que fechou fechou a quarta jornada, o brasileiro saiu com problema em um dos ombros, passou por cirurgia e só voltará a atuar no final de outubro. Assim, Victor Moses foi o titular em sua vaga neste sábado.
O Liverpool tentará a recuperação no Inglês diante do Sunderland no Stadium of Light, em
Sunderland, pela sexta rodada; já o Southampton receberá em sua casa, no St. Mary’s Stadium, o Crystal palace.
O jogo – Mas o nigeriano Moses, que tem características bem diferentes de Coutinho, nem de longe supriu a falta do brasileiro, e o Liverpool criou bem menos. Quando teve chance, o time falhou na conclusão ou parou no goleiro polonês Artur Boruc, em ótimo dia.
Foi assim aos 5 minutos da etapa inicial, quando o também brasileiro Lucas Leiva chutou da intermediária e viu o arqueiro de 33 anos fazer a defesa. Aos 21, Gerrard cobrou falta com endereço certo, mas Boruc voou e fez excelebte intervenção com apenas uma mão no canto direito alto.
Aos 35, Moses fez ótima jogada individual pela esquerda do ataque, deixou marcadores para trás e invadiu a área em diagonal, mas na hora de concluir jogou por cima, sem direção. O Southampton esperava chance de encaixar um bom contra-ataque, que não saiu de forma perfeita nenhuma vez no primeiro tempo.
A etapa final começou com o goleiro do Liverpool, Mignolet, assustando sua torcida logo aos dois minutos. Ele tentou driblar um atacante na saída de bola e se complicou, mas se redimiu na sequência do lance ao fazer ótima defesa.
Era outa a postura do Southampton, que, muito bem organizado pelo técnico argentino Mauricio Pochetinno, de 41 anos e ex-Espanyol, agora atacava. Aos 9 minutos, Lovren subiu mais que a zaga após escanteio e cabeceou para o gol, abrindo o placar.
No minuto seguinte, Osvaldo fez ótima jogada na entrada da área e bateu forte, mas o belga Mignolet, outro destaque do Liverpool neste início de temporada, caiu no canto esquerdo, fez outra boa defesa e evitou o que seria o 2 a 0.
Desarrumado e sem qualidade na armação das jogadas, o Liverpool teve apenas mais uma boa chance de gol, com Gerrard cobrando falta, aos 14. Mas de novo Boruc apareceu bem e evitou o gol dos donos da casa.
Comandante do Liverpool, Brendan Rodgers terá que quebrar a cabeça para achar um novo cérebro para seu time. E rápido. Caso contrário, deverá sofrer bastante com a falta de criação.
Fonte: ESPN.com.br com Agência Gazeta Press