Associação promove “Jogos Gays” na Rússia para obter apoio à causa homossexual
2 min readDo ZigZag do Esporte/Das agências internacionais em Moscou (Rússia).
- AFP PHOTO / STR
Homossexuais fundaram associação de esportistas gays em protesto contra a lei anti-gay russa
Uma associação russa que promove o esporte e a defesa aos direitos dos homossexuais divulgou nesta terça-feira o plano de realizar os “Jogos Gays” no país em 2014, após as Olimpíadas de Inverno, que ocorrerão na cidade de Sochi em fevereiro.
O objetivo é obter apoio à causa gay, em um país no qual existe lei que proíbe a “propaganda homossexual”. O evento deve ser iniciado no dia 26 de fevereiro de 2014, três dias depois do encerramento das Olimpíadas, e durará até o dia 2 de março – antes ,portanto, do início dos Jogos Paraolímpicos de Inverno, dia 7 de março.
Segundo a associação, os jogos não feririam a lei anti-gay. “Não convidamos menores aos nossos eventos”, declarou Elvina Yuvakaieva, presidente da Federação desportiva LGBT local, em referência à proibição da “propaganda homossexual ante menores” citada na lei.
“Esperamos captar a atenção de todos os esportistas e de quem cobrir os Jogos de Sochi”, continuou a russa. “Temos certeza de que não teremos problema”, completou Konstantin Yablotski, um dos fundadores do grupo.
Os primeiros Jogos Gays foram realizados em 1982, em San Francisco (EUA). ]
Sobre o apoio de atletas famosos russos, os organizadores mostraram pouca esperança. Vale lembrar que Yelena Isinbayeva, campeã mundial do Salto com Vara, foi alvo de polêmica ao defender a lei anti-gay durante o Mundial deste ano, que foi realizado em Moscou.