LeBron James com a bola durante o jogo das finais da NBA
LeBron James com a bola durante o jogo das finais da NBA

“Dei tudo o que eu tinha”. Esta foi a frase mais marcante da entrevista de LeBron James após a derrota do Cleveland Cavaliers no jogo 3 das finais da NBA, que deixou o Golden State Warriors a apenas uma vitória do título da temporada.

O ainda maior jogador do mundo tem razão. Nunca na sua carreira ele disputa uma final em um nível individual tão elevado. E pela segunda vez em oito finais, o que ele fez não adianta (só na sua primeira decisão, quando era um garoto em um time muito fraco dos Cavs contra o San Antonio Spurs, em 2008, foi varrido).

Depois de três jogos, LeBron tem média de dígitos duplos em pontos (32), assistências (10,3) e rebotes (12.3). Nunca na sua carreira ele teve um triplo-duplo de média numa decisão.

Em 2015, quando os Warriors venceram por 4 a 2, o ala até teve mais pontos (média de 35,8) e rebotes (13,3). Mas naquela ocasião ele ficava quatro minutos a mais em quadra e precisava arremessar muito mais (eram 32,7 tentativas contra apenas 21,7 agora).

O índice de acerto nos arremessos impressiona. Nos chutes de quadra, LeBron acerta absurdos 55,4% nesta série, contra apenas 39,8% em 2015.

Comparando com os tempos de Miami Heat, o abismo nos números em decisões é ainda maior. No seu último título pelo time da Flórida, ele registrou médias de 25,3 pontos, 10,9 rebotes, 7 assistências e 43,8% de aproveitamento nos arremessos contra os Spurs.

Jogando muito e perdendo todos os jogos contra os Warriors, LeBron parecia até conformado com o destino da série após o jogo 3.

“Obviamente que é uma situação dramática, mas é o que temos”, definiu. “Antes de entrar na série já sabíamos com o que iríamos lidar. Após os jogos das finais de conferência nos preparamos para enfrentar um trator. O time deles tem mais poder de fogo do que qualquer um que já enfrentei na minha carreira. Joguei contra grandes times, mas acredito que nenhum tinha esse poder”.

O jogo 4 da decisão, com transmissão exclusiva da ESPN e do WatchESPN, acontece nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília), novamente em Cleveland.