18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Dois cubanos são excluídos da liga de beisebol por tentar fugir do país

2 min read

Do ZigZag do Esporte com agências internacionais
Em Havana (Cuba.

  • AP Photo/Koji Sasahara

    Jogadores de Cuba se cumprimentam em campeonato de beisebol Jogadores de Cuba se cumprimentam em campeonato de beisebol

A Federarão de beisebol de Cuba expulsou dois jogadores da liga nacional após tentativas de fuga do país. Dayron Varona e Jorge Hernández tentaram deixar a ilha de maneira ilegal e foram pegos, de acordo com informações oficiais divulgadas em nota pelo portal Cubadebate.

Em menos de um ano, pelo menos dez jogadores de beisebol foram excluídos do esporte por tentar abandonar Cuba. As equipes também foram punidas pela indisciplina dos atletas.

Varona é campista do time Camagüey. Hernández é lançador do Cienfuegos. Os atletas agora estão impedidos de praticar beisebol no país.

Os motivos de tantas tentativas de fugas da ilha são muitos, mas especialistas locais consideram que o principal fator vem dos grandes acordos milionários que vem sendo firmados por alguns jogadores cubanos nas grandes ligas do mundo, como o lançador José Fernández, no Florida Marlins, Yasiel Puig, no Los Angeles Dodgers, e Yoennis Céspedes, no Oakland Athletics.

Nestes três casos, os jogadores cubanos têm contrato com times da MLB (Major League Baseball), dos Estados Unidos. O campeonato é considerado o mais rico e importante do mundo.

Para tentar frear esses números, o governo cubano abandonou um dos princípios do ex-governo de Fidel Castro, que não permitia nenhum tipo de profissionalização do esporte em Cuba. Agora, o seu irmão Raúl Castro, atual presidente do país, aprovou em setembro uma nova política de remuneração para os esportistas. Com essa mudança, os salários terão aumentos substanciais e os prêmios por resultados serão maiores. Algumas permissões para jogadores cubanos defenderem clubes estrangeiros serão autorizadas.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.