Diante do combalido Vasco da Gama o Vitória conquista o 1° triunfo no Brasileiro no dia do seu aniversário.
5 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
13 de maio. Dia das mães, dia de inauguração de uniforme em uma sala de cinema, dia de comemorar a fundação do Esporte Clube Vitória. Eram muitos os motivos para festejar, mas o torcedor sabia que dentro de campo, o time rubro-negro estava longe de dar muitas alegrias.
COMO FOI O JOGO
A primeira oportunidade criada pelo Vitória foi aos quatro minutos. André Lima foi lançado e escapuliu por trás da defesa aparecendo livre na marca do pênalti. Ele tocou para o gol, mas o goleiro Martín Silva fez a defesa. No minuto seguinte, a resposta do Vasco veio com Yago Pikachu. Ele percebeu Caíque fora do gol e de muito longe bateu de cobertura, mas a pelota foi para fora.
Aos 10, Pikachu se infiltrou por trás da defesa rubro-negra e recebeu lançamento livre de marcação. Caíque cresceu e ele finalizou mal mandando a bola para fora desperdiçando boa chance de abrir o placar.
Foto: Paulo Fernandes/ Vasco.com.br.
Yago Pikachu continuou incomodando a defesa do Leão. Aos 15 minutos, ele cortou para o meio e bateu forte na entrada da grande área. A bola passou perto do gol de Caíque e foi para fora.
Vitória abre o placar
Como o dia é de aniversário do Vitória, o Vasco tratou de dar um presentão pelos 119 anos. Aos 16 minutos, Desábato saiu errado, colocando Martín Silva na fogueira. Neílton acreditou pressionando o adversário. Na dividida, o arqueiro vascaíno tocou e a bola sobrou limpa para André Lima bater de chapa de primeira e balançar as redes. Vasco 0x1 Vitória.
Aos 21, Yago Pikachu chegou na linha de fundo, pelo lado direito do ataque e cruzou para trás. Acompanhando o lance, Kanu afastou o perigo no miolo da grande área.
O Vitória teve uma boa chance de ampliar o placar no 30° minuto. Walisson levantou a bola na área em cobrança de falta, Kanu ganhou da marcação e cabeceou levando perigo à meta de Martín Silva. A resposta vascaína chegou dois minutos depois. Bola lançada para Pikachu, Caíque saiu mal. A pelota sobrou para Wagner que dominou e chutou, mas ela bateu no braço de Wallisson Maia na entrada da grande área. O árbitro assinalou a infração e aplicou o cartão amarelo ao defensor rubro-negro. Após confusão, Wagner finalmente cobrou a falta. Ele bateu com força e a bola subiu passando por cima da meta de Caíque. Aos 36, o Vasco manteve a blitz e perdeu outra chance do empate. Na confusão dentro área, a zaga do Leão conseguiu afastar o perigo.
Vasco empata
Mas de tanto insistir, no mesmo minuto, Wagner foi lançado e é derrubado por Rhayner dentro da grande área e o árbitro Jean Pierre Gonçalves assinalou a penalidade. Na cobrança, Caíque pegou a batida de Andrés Rios, mas na saída do rebote, ele pegou a perna de Caio Monteiro que corria para aproveitar o lance e uma nova penalidade foi marcada. Na segunda cobrança, Yago Pikachu pegou a bola e colocou no cantinho esquerdo do camisa 23 do Vitória, que ainda chegou a tocar na bola, igualando o placar aos 39. Vasco 1×1 Vitória.
No estouro do tempo regulamentar, Yago Pikachu sentiu uma contusão e teve que deixar o campo de maca. O árbitro deu cinco minutos de acréscimos por causa da paralisação para a saída do jogador vascaíno.
O Vasco armou um ataque no encerramento do primeiro tempo. Rafael Galhardo cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e ficou com Henrique. O lateral tocou curto para Caio Monteiro, que de calcanhar, passou para Wagner. O meio campista bateu no canto direito de Caíque, que balançou a rede, mas do lado de fora.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram do vestiário com as mesmas formações do primeiro tempo. Logo no segundo minuto do reinício da partida, o lateral Lucas invadiu a área vascaína e bateu de perna esquerda, mas a bola explodiu na defesa carioca.
Caíque operou um milagre aos 13 minutos. Andrés Ríos deixou, de calcanhar, para Rafael Galhardo, que bateu firme para o gol. O camisa 23 do Leão fez uma belíssima defesa com a mão direita evitando a virada do adversário. Cinco minutos depois, o arqueiro rubro-negro fez outra grande defesa. Yago Pikachu soltou a bomba na entrada da área e o goleiro do Leão caiu no canto direito para outra boa intervenção.
Vitória faz o segundo
Lucas Fernandes entrou no jogo aos 23 e na sua primeira participação, dois minutos depois, recolocou o Vitória na frente. Wallyson deu um passe açucarado para Lucas Fernandes na esquerda. Ele dominou, carregou e chutou. A bola desviou, encobriu Martín Silva e entrou calmamente no fundo da meta vascaína. Vasco 1×2 Vitória
Vitória amplia
Por pouco o Leão não fez o terceiro. Denilson, que acabou de entrar, fez boa jogada pela esquerda. Lucas Fernades cabeceou e a bola bateu na trave. No rebote, Neilton chutou, a bola desviou na defesa e saiu. Na cobrança , Werley jogou contra o patrimônio vencendo Martín Silva aos 30 minutos. Vasco 1×3 Vitória.
Vasco diminui
Rafael Galhardo levantou a bola na área e a defesa rubro-negra colocou para fora. Na cobrança de escanteio, Andrés Ríos desviou e Caíque fez outra bela defesa, mandando para fora. Em nova cobrança do esquinado, de novo por Galhardo, no bate e rebate, Kelvin achou Ríos na área. O atacante fuzilou Caíque e diminuiu o prejuízo aos 37. Vasco 2×3 Vitória.
FICHA TÉCNICA
Vasco 2×3 Vitória
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Data: 13/05/2018 (domingo)
Horário: 16h
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves (RS)
Assistentes: Laeirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Assistentes adicionais: Vinicius Gomes do Amaral (RS) e Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Cartões amarelos: Breno, Henrique (Vasco) / Walisson Maia, Willian Farias, Fillipe Soutto (Vitória)
Gols: Yago Pikachu, Andrés Ríos (Vasco) / André Lima, Lucas Fernandes, Werley, contra (Vitória)
Vasco: Rafael Galhardo, Breno, Werley e Henrique; Desábato, Bruno Silva (Bruno Cosendey), Yago Pikachu, Wagner (Riascos) e Caio Monteiro (Kelvin); Andrés Rios. Técnico: Zé Ricardo.
Vitória: Caíque; Lucas (José Welison), Kanu, Ramon e Jeferson; Willian Farias, Fillipe Soutto e Rhayner (Lucas Fernandes); Neilton, Wallyson e André Lima (Denilson). Técnico: Vagner Mancini.