Resumo do time brasileiro na Copa Davis 2019; confira tudo.
3 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
Thiago Monteiro venceu primeiro confronto do Brasil na Copa Davis.
Confirmando as expectativas, o brasileiro Thiago Monteiro (107º) venceu o belga Arthur de Greef (202º) nesta quinta-feira (1), na primeira fase da reformulada Copa Davis, em quadra de saibro montada no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Por 2 sets a 0 e parciais de 6/3 e 6/2, a equipe brasileira deu um importante passo para a sua permanência no torneio entre países.
O confronto entre Brasil e Bélgica, que continuará nesta sexta-feira (2) e sábado (3), vale pelo classificatório da Copa Davis, que a partir deste ano é disputada em novo formato. O vencedor desta etapa se reunirá com mais 17 equipes em Madri, entre 18 e 24 de novembro, sendo que seis times já estão garantidos (Argentina e Grã-Bretanha, com convites da ITF, além de Croácia, França, Espanha e Estados Unidos, semifinalistas do torneio em 2018).
Na ocasião, serão seis grupos com três times cada e os vencedores e os dois melhores segundo colocados avançam para as quartas de final do torneio.
É importante lembrar, porém, que a Bélgica não enviou seus melhores atletas ao torneio deste ano. David Goffin, ex-top 10 do ranking, preferiu permanecer na Europa para se preparar para outros compromissos, enquanto o segundo melhor tenista belga da atualidade, Rubens Bemelmans, não foi convocado.
Dessa forma, Arthur de Greef é apenas o quarto melhor tenista belga, atrás de Kimmer Coppejans, que enfrenta Rogerinho também nesta sexta.
Rogerinho perde para belga na Copa Davis e série fica empatada.
Horas depois de Thiago Monteiro derrotar o belga Arthur de Greef, abrindo vantagem brasileira sobre a Bélgica, Rogerinho (139º) acabou perdendo para Kimmer Coppejans (195º) por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, deixando a série igual.
No segundo set, a tônica da partida não se alterou. Com o belga superior, Rogerinho sucumbiu em 56 minutos, e ao ter o saque quebrado logo de casa, acabou perdendo com outra parcial de 6/4 e derrotado pelo placar de 2 sets a 0.
No sábado, Marcelo Melo e Bruno Soares encaram Sander Gille e Joran Vliegen em confronto de duplas, a partir das 14h (de Brasília). Caso necessário, haverá jogos de simples entre Monteiro e Coppejans, e Rogerinho e De Greef.