De olho no G-4, Santos recebe desesperado Náutico em jogo atrasado
4 min readDo ZigZag do Esporte
Campeonato brasileiro 2013.
Gazeta Press
Após voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Criciúma, no último domingo, o Santos projeta uma ascensão ainda maior na tabela da Série A. Para se aproximar do G-4 do Brasileiro, o time alvinegro recebe o lanterna Náutico, nesta quarta-feira, a partir das 21 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro. O jogo atrasado é válido pela 11ª rodada da competição.
Em sétimo lugar na competição, com 32 pontos, o time santista pode ficar a apenas quatro pontos do G-4, caso vença o clube alvirrubro. Isto porque, o Grêmio, que está na quarta posição no campeonato, tem 39 pontos ganhos.
Ciente de que um resultado positivo pode ajudar a colocar a equipe praiana de vez na disputa por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América, o técnico Claudinei Oliveira pregou respeito ao adversário e destacou que os alvinegros precisam jogar com a mesma dedicação de outras partidas, em busca da vitória.
“Vencendo o Náutico, vamos somar mais três pontos. Não tem ‘divisor de águas’, mas a vitória é importante. Não coloco a nossa situação em cima de nenhum jogo, vamos ver o que acontece daqui para frente. Vamos respeitar o Náutico. O (Marcelo) Martelotte assumiu lá, é um cara competente e vamos enfrentar uma equipe que não tem muita coisa a perder. Por isso, nós temos que atuar com a mesma determinação de todos os jogos”, afirmou Claudinei.
A vontade de buscar uma vaga no G-4 também é dividida pelos jogadores. Tanto que, para o zagueiro Gustavo, novo titular da zaga do Santos, o fato de o time praiano ser o melhor paulista no Brasileiro tem pouca importância, neste momento.
“Independentemente do que Corinthians e São Paulo estão fazendo no campeonato, temos que pensar só em nós mesmos. O nosso objetivo agora é chegar no G-4. É um jogo difícil, contra um time que tenta se manter na primeira divisão. Precisamos da vitória e temos que manter o nosso padrão de jogo para conquistá-la”, discursou Gustavo Henrique.
Para o duelo com os pernambucanos, Claudinei Oliveira não poderá contar com o volante Arouca e o atacante Thiago Ribeiro, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. No meio-campo, a tendência é que Cícero seja escalado na função do primeiro, com Leandrinho sendo mantido no setor, ao lado do argentino Montillo. Mais atrás, Alison deve retomar a sua posição, com Renê Júnior voltando para a reserva. No ataque, Gabriel e Giva são os principais candidatos para o lugar de Thiago Ribeiro, com Neílton correndo por fora nesta disputa.
Em situação crítica na Série A, o Náutico, que estreia o técnico Marcelo Martelotte diante do Peixe, tem alguns problemas para ir a campo nesta quarta. Isto porque, o Náutico não poderá contar com o lateral-esquerdo Bruno Collaço, único atleta da posição atualmente, no elenco alvirrubro. A tendência é que o zagueiro Luiz Eduardo seja improvisado no setor. O volante Dadá é a outra opção que pode ser utilizada por Martelotte. nesta função.
O goleiro Gideão, que teve boa atuação no empate com o Flamengo, no último domingo, será mantido como titular. Ricardo Berna ainda se recupera de lesão e, por este motivo, está fora de combate, mais uma vez.
Sobre a primeira partida no comando do time alvirrubro, Marcelo Martelotte destacou que o pensamento do grupo deve ser rodada a rodada, na tentativa de evitar a queda para a Série B. “A gente tem de pensar jogo a jogo. Vamos buscar uma evolução que todos os treinadores que passaram aqui buscaram. É esse crescimento que vamos buscar. Se for o bastante para conseguir o número de pontos para fugir da zona de rebaixamento, ótimo. Mas temos de pensar jogo a jogo”, comentou o treinador.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS X NÁUTICO
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 25 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Thyago Costa Leitão (PI) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Cícero, Leandrinho e Montillo; Gabriel (Giva ou Neílton) e Willian José
Técnico: Claudinei Oliveira
NÁUTICO: Gideão; Derley, João Filipe, Leandro Amaro e Luiz Eduardo (Dadá); Elicarlos, Martinez, Diego Morales e Tiago Real; Hugo e Rogério
Técnico: Marcelo Martelotte
Fonte: ESPN.com.br com Agência Gazeta Press