16/12/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Ashleigh Barty coloca a Austrália na final feminina do Australian Open depois de 4 décadas. Confira como !

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

De camisa branca, Ashleigh Barty rebate a bola no fundo da quadra, com dois pés a frente da linha

 

A tenista australiana Ashleigh Barty colocou nesta quinta (27), o seu país de volta a final de simples feminino do Australian Open. Ela alcançou o feito após vencer a norte-americana Madison Keys por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/3.

Número um do mundo, Barty chega a final do torneio sem perder sets, o que coloca na condição de favorita na decisão. Além disso, poucos jogos dela tem passado de uma hora de duração, com a atleta resolvendo rápido suas partidas.

A última final feminina da Austrália no Grand Slam local foi em 1980, com Wendy Tumbull e o último título, contando os dois naipes, foi em 1978, com Chris O’ Neil.

Pela primeira vez no Séc.XXI, uma australiana venceu o torneio de simples feminino do Australian Open. Ashleigh Barty superou um péssimo início de segundo set, quando estava perdendo por 5 a 1 e venceu a norte-americana Danielle Collins por 2 sets a 0, para delírio da torcida presente na Rod Laver Arena neste sábado (29).

Este é o primeiro título australiano desde 1978, contando as duas categorias. A conquista coroa a excelente campanha da tenista número um do mundo, que não perdeu sets na competição e confirmou quase todos os seus serviços, sendo quebrada apenas por Amanda Anisimova (USA) nas oitavas de final e por Collins na final.

O Grand Slam australiano é o seu terceiro na carreira, ela já venceu em Wimbledon (2021) e em Roland Garros (2019). Com o feito, ela se junta a Serena Wiliams no restrito grupo de tenistas que venceram em três pisos diferentes (grama, saibro e piso duro).

Para Collins, o desempenho no Melbourne Park leva ela ao Top-10 do ranking da WTA pela primeir vez na carreira.

O jogo

As duas começaram confirmando os seus dois primeiros serviços. No quinto game, com saque de Barty, Collins chegou a ter dois break points, mas a australiana salvou e deixou a parcial em 3 a 2. Os break points passaram para a número um do mundo no game seguinte e ela aproveitou, abrindo dois games de vantagem no primeiro set.

A norte-americana demonstrou ter sentido os break points perdidos no começo, mas se recuperou vencendo o oitavo game. No game seguinte, Barty fechou a parcial com um ace e venceu o set por 6 a 3, para delírio do público presente.

Collins começou muito bem o segundo set, quebrando o primeiro serviço de Barty e fazendo 2 a 0 logo de cara. Se no primeiro set, foi a norte-americana quem perdeu break points, agora foi a vez da australiana perder três oportunidades de quebra e ver a número 28 do mundo abrir três games de frente.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.