25/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Campeão da São Silvestre supera carro, peita ônibus e só perde para metrô em São Paulo

2 min read

O queniano Edwin Kipsang é o atual campeão da São Silvestre. Mas esta não é a única “competição” em que ele se dá bem em São Paulo: se disputasse uma corrida no complicado trânsito paulistano, seria páreo duro para os concorrentes automotivos. Com uma velocidade média de 20,4 km/h na última edição – ele percorreu os 15km do percurso em 44min05s em 2012 -, ele superaria os carros e faria frente aos ônibus. De fato, ele só perderia para o metrô.

A disputa contra os carros seria desleal: segundo a CET, nas vias arteriais – como as avenidas Aricanduva e Marquês de São Vicente, por exemplo -, um carro percorre a apenas 15km/h no pico da tarde (17h às 20h). Se competisse com Kipsang em 2012, um motorista percorreria pouco mais de dois terços do percurso enquanto o queniano concluía a prova, ou seja, ainda estaria na avenida São João enquanto Kipsang cruzava a linha de chegada na avenida Paulista.

Contra os ônibus, a disputa é bastante parelha: com velocidade média de 20,6 km/h, os veículos levariam vantagem sobre o queniano. Esta “vitória”, porém, só foi alcançada recentemente, após a implantação de mais de 300 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na cidade. Antes disso, o triunfo de Kipsang seria ainda mais categórico que sobre os carros: segundo a prefeitura, os coletivos trafegavam a cerca de 14 km/h em média.

A única derrota indiscutível de Kipsang seria para o metrô. Na linha vermelha, a mais sobrecarregada nos horários de pico, a velocidade média de um trem é de cerca de 30km/h.

A 89ª edição da São Silvestre terá o mesmo percurso da temporada passada com largada e chegada na Avenida Paulista. A prova ocorre nesta terça-feira, às 8h40. Kipsang vai tentar defender o título.

 

Fonte: Espn

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.