Djokovic vence o ATP Finals pela 7ª vez, ultrapassa Federer. VEJA MAIS UMA CONQUISTA DE DJOKOVIC.
2 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Sete vezes Novak Djokovic.
‘Avassalador’ aos 36 anos, o sérvio teve uma atuação impecável e conquistou o 7° título do ATP Finals na carreira. O n° 1 do mundo não tomou conhecimento da boa fase e da torcida local por Jannik Sinner e bateu o jovem italiano por 2 sets a 0 (6/3 e 6/3) neste domingo (19), em Turim, em 1h43min.
Com a conquista na Itália, o sérvio supera os seis títulos de Roger Federer e se isola como o maior campeão torneio, coroando uma temporada marcada por recordes quebrados no circuito.
Djokovic já havia faturado o ATP Finals nas edições 2008, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2022.
Na temporada em que se consolidou como maior campeão de Grand Slams da história entre os homens com a ‘trinca’ em Australian Open, Roland Garros e US Open, chegando assim aos mesmos 24 títulos da australiana Margaret Court, Djokovic mostrou que seguirá sendo o algoz da nova geração enquanto estiver em quadra.
Após eliminar Carlos Alcaraz com uma atuação dominante na semifinal, o sérvio de 36 anos “sobrou” frente a um Jannik Sinner que parecia não ter armas para enfrenta-lo.
Finalista dos quatro Grand Slams da temporada e do ATP Finals, o líder do ranking repetiu o feito que foi visto apenas uma vez no circuito: em 2015, por ele mesmo.
A decisão em Turim foi a 8ª em 12 torneios disputados por Djokovic em 2023.
Com o triunfo conquistado neste domingo, o sérvio ‘vinga’ a derrota sofrida na fase de grupos do ATP Finals e amplia ainda mais o histórico direto contra Sinner, com 4 vitórias em 5 jogos.