21/11/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Rodri, do City e da seleção espanhola, conquista a Bola de Ouro; Vini Jr. é o 2º. VEJA AS DEMAIS PREMIAÇÕES !

4 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Campeão e eleito melhor jogador da Euro-2024 com ‘La Roja’, o espanhol chegou de muletas ao palco.

Campeão do Campeonato Inglês e do Mundial de clubes com o Manchester City, além de campeão da Eurocopa com a seleção espanhola, o volante Rodri, de 28 anos, recebeu nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro da temporada 2023/24, organizada pela revista France Football, desta vez em conjunto com a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) e com o jornal L’Équipe.

O espanhol completou 63 partidas entre o período avaliado, de agosto de 2023 até julho de 2024, período em que se dá a temporada europeia. Somando participações entre clube e seleção nacional, foram 12 gols marcados e 14 assistências.

A votação é realizada por meio de 100 jornalistas especializados, um de cada país dos 100 mais bem colocados no Ranking de seleções da FIFA, onde cada um deles ranqueia três nomes para a eleição.

Os critérios de avaliação são os seguintes: o primeiro deles destaca os ‘desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante’ dos atletas; o segundo avalia ‘desempenhos e conquistas coletivas’, por clube ou seleção; e o último deles ‘classe, jogo limpo e fair play’.

Na seletiva final, outros três nomes disputavam com o espanhol. Entre eles, três atletas do Real Madrid, o atacante brasileiro Vinícius Júnior, em segundo, o meia atacante inglês Jude Bellingham, em terceiro, e o lateral-direito espanhol Carvajal, em quarto.

A maior surpresa da premiação aconteceu já pela manhã desta segunda-feira (28), quando a informação trazida pela imprensa europeia foi de que a comitiva do Real Madrid não embarcaria rumo à Paris, indicando que nenhum representante madridista compareceria à cerimônia.

O Real Madrid comunicou à AFP o porquê da ausência. “Se os critérios da premiação não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro-Uefa não respeitam o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado.”

BOLA DE OURO FEMININA

A espanhola Aitana Bonmatí, de 26 anos, e meia atacante do Barcelona, recebeu o prêmio Bola de Ouro feminina. Pelo clube, foram 41 partidas, com 19 gols e 17 assistências, além de oito jogos disputados com a seleção espanhola, e quatro gols.

Ambas brasileiras e jogadoras do Corinthians, a zagueira Tarciane aparece em 23º na lista, enquanto a atacante Gabi Portilho terminou na 18ª posição.

TROFÉU KOPA

Pela temporada disputada com 16 anos de idade – e concluída com 17 -, o ponta direita espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, recebeu o Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador jovem do mundo, até 21 anos. Yamal disputou 50 partidas pelo Barcelona, com sete gols e sete assistências, vice-campeão da Supercopa da Espanha e segundo colocado no Campeonato Espanhol.

Pela seleção nacional, foi uma das maiores revelações do futebol, sendo campeão da Eurocopa com protagonismo, com um gol e quatro assistências em sete partidas. Na temporada, foram dez gols e 14 assistências em 64 jogos.

Outro destaque foi o brasileiro Savinho, hoje do Manchester City, que ficou em quarto na premiação após grande temporada com a camisa do Girona, da Espanha, onde marcou 11 gols e dez assistências em 41 jogos, protagonista em uma campanha que terminou com a terceira colocação no Espanhol e vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

TROFÉU YASHIN

Emiliano Martínez, vencedor do Troféu Yashin na temporada anterior, foi novamente eleito o melhor goleiro do mundo. O goleiro de 32 anos fez 47 partidas pelo Aston Villa, da Inglaterra, e outros 15 pela seleção argentina, com 65 gols sofridos em 62 partidas. Martínez foi campeão da Copa América, com apenas um gol sofrido em seis jogos.

TROFÉU GERD MÜLLER

O veterano atacante inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, recebeu o troféu Gerd Müller, dedicado ao maior goleador da temporada. Somando clube e seleção, Kane marcou 51 gols em 58 partidas.

O francês Kylian Mbappé marcou os mesmos 51 gols entre Paris Saint-Germain e seleção francesa, em 61 partidas. Hoje jogador do Real Madrid, o atacante não recebeu o prêmio porque também não viajou.

CLUBE DO ANO MASCULINO

Apesar de não estar presente, o Real Madrid foi eleito o clube do ano. Os espanhóis chacoalharam a Europa mais uma vez, com as conquistas do Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha e a tão desejada Liga dos Campeões, a 15ª na galeria madridista.

CLUBE DO ANO FEMININO

Outro espanhol nos holofotes foi o Barcelona Femeni, a equipe feminina do Barcelona, que conquistou todas as competições que disputou na temporada 2023/24.

Na categoria feminina, venceu o Campeonato Espanhol, a Supercopa Feminina, a Copa da Espanha e por fim a Liga dos Campeões, a terceira edição vencida pelas catalãs.

TROFÉU JOHAN CRUYFF

Também dividido nos critérios masculino e feminino, o Troféu Johan Cruyff, dedicado aos melhores treinadores nos dois gêneros, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, venceu na categoria masculina, enquanto Emma Hayes, do Chelsea, venceu no feminino.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.