19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

giro pelos campeonatos regionais pelo brasil, pernambucano, gaúcho e carioca; confira

5 min read

DoZigzagdoesporte por Carlos Machado.

Após entrevista, árbitro pede para não apitar clássico Náutico x Santa Cruz.

Uma entrevista fez com que o árbitro Cláudio Mercante pedisse para não comandar Náutico x Santa Cruz, neste domingo, na Arena Pernambuco, pela oitava rodada do hexagonal decisivo do estadual. O juiz foi sorteado na última quinta como responsável pelo Clássico das Emoções, mas enviou hoje uma carta para a Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf-PE) na qual quis que seu nome fosse retirado.

O pedido aconteceu depois de uma entrevista dada por Cláudio Mercante ao Diário de Pernambuco no mesmo dia em que foi escolhido como árbitro do clássico. Nela, ele voltou a jogar luz sobre um dos jogos mais polêmicos dos últimos anos em Pernambuco: a ida da final de 2011 entre Sport e Santa Cruz.

Na Ilha do Retiro, em 8 de maio, Mercante não expulsou o zagueiro coral Thiago Matias logo no ínicio do duelo após falta feita quando era o último homem – ele recebeu amarelo no lance. Depois, o defensor cometeu outra infração quase na linha da área e poderia ter sido expulso. Não foi. No final, o Santa Cruz derrotou o Sport por 2 a 0 e confirmou o título no Estádio do Arruda sete dias depois.

Gazeta Press

Árbitro Cláudio Mercante durante jogo Sport x Náutico do Pernambucano de 2011
Árbitro Cláudio Mercante durante jogo Sport x Náutico do Pernambucano de 2011

À época, o árbitro disse ter recebido ameaças de morte de torcedores do Sport. Ele acabou recebendo uma “geladeira” e não apitou clássicos pernambucanos por quase três anos (pela CBF, comandou jogos do Campeonato Brasileiro). O jejum ia acabar exatamente domingo.

Na entrevista concedida nesta semana, Cláudio Mercante culpou a pressão do então presidente da federação pernambucana (FPF), Carlos Alberto Oliveira, sobre os árbitros para que não houvesse expulsão no começo das partidas do estadual. “Errei e reconheço isso. Mas na época trabalhavamos com muita pressão e não poderíamos expulsar ninguém no começo do jogo. E infelizmente aconteceu aquele lance. Deveria ter aplicado a regra e expulsado o jogador do Santa Cruz. Mas existia essa determinação da diretoria de não expulsar nenhum jogador no início das partidas. Se fosse o contrário, se fosse com um zagueiro do Sport, também não expulsaria”.

“Essa partida me marcou porque não pude aplicar a regra do jogo. Mesmo assim levei o restante da partida bem emocionalmente. Do contrário poderia fazer mais besteira durante o jogo”, defendeu-se Cláudio Mercante. A repercussão foi gigante em Pernambuco por todos os lados.

Em novo sorteio, Gilberto Castro Júnior foi escolhido árbitro do clássico. O Náutico lidera o hexagonal final com 14 pontos, um à frente do Sport e com três de vantagem para o Santa Cruz.

Após vitória sobre o Cruzeiro-RS, Alex prevê semifinal difícil para o Inter.

Site oficial/Internacional

Alex no meio dos jogadores do Inter durante comemoração de gol sobre o Cruzeiro-RS
Alex no meio dos jogadores do Inter durante comemoração de gol sobre o Cruzeiro-RS

A cada fase que passa, o Campeonato Gaúcho vai ficando mais complicado. Esta é a avaliação do meia Alex, do Internacional. Após a vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro-RS, neste sábado, em partida válida pelas quartas de final da competição, o articulador projetou uma partida difícil na próxima quarta-feira, contra o Caxias, pela semifinal.

“Vai aumentando a dificuldade e o risco. Você tem cada vez menos margem para cometer erro”, alertou. “Essa semifinal vai ser um jogo diferente do da primeira fase do campeonato, mas a gente espera produzir bem e fazer um grande jogo”, projetou o meia, lembrando da goleada aplicada pelo Inter por 4 a 0, em fevereiro, na etapa inicial do Gauchão.

O zagueiro Paulão mostrou insatisfação pelo fato de o Inter ter sofrido um gol na partida deste sábado. Matheus descontou quando o Colorado vencia por 2 a 0, aos 39 da etapa final:”vamos ficar mais atentos para não passar por isso de novo. Estar com a vantagem e tomar um gol assim é algo que a gente não devia passar, no meu entender”, afirmou o beque.

Autor do golaço que definiu a partida, Wellington Paulista revelou uma conversa com o técnico Abel Braga no intervalo do jogo, na qual pediu para se movimentar mais e não ficar tão fincado na área: “para mim é complicado, pois eu tenho que sempre ficar esperando a bola. Pedi para o Abel no vestiário para me movimentar mais, mas ele disse que não, que era para eu ficar na área esperando a oportunidade, e foi isso o que aconteceu”, afirmou

A partida entre Internacional e Caxias deve ocorrer no Estádio do Vale, provavelmente na quarta-feira. A Federação Gaúcha de Futebol deve confirmar a data e o horário do jogo até segunda. A definição do finalista será em partida única. Em caso de empate, a decisão irá para os pênaltis. A primeira partida da final será no domingo que vem, dia 30.

Treino do Fluminense tem atraso e protestos da torcida; Conca é baixa contra o Volta Redonda.

Photocamera

Torcida do Fluminense protestou nas Laranjeiras após a derrota para o Horizonte
Torcida do Fluminense protestou nas Laranjeiras após a derrota para o Horizonte

O treino do Fluminense na manhã deste sábado teve clima tenso. Após um atraso de mais de uma hora devido a uma reunião entre jogadores, comissão técnica e diretoria, o elenco foi recebido com protestos pelos torcedores presentes, insatisfeitos com a derrota por 3 a 1 para o Horizonte, na última quinta-feira.

Uma das faixas exibia os dizeres “time sem vergonha”. Além disso, jogadores foram hostilizados. Um dos principais alvos foi o atacante Fred, que perdeu ao menos duas oportunidades claras de gol durante a derrota no Ceará.

Conca e Michael estão fora

Em campo, os jogadores se limitaram a um tradicional “rachão” de véspera de jogo. Após ser substituído no intervalo da última quinta com dores musculares, o meia Conca será preservado do compromisso de domingo contra o Volta Redonda, às 16h (de Brasília), em Macaé.

Outra baixa é o atacante Michael, lesionado. O lateral esquerdo Carlinhos, que passou por um drama pessoal com a perda de um dos filhos na última semana, já está reintegrado ao elenco, mas pode ser preservado novamente. Sem tempo para treinar ou contato direto com a imprensa na volta ao Rio de Janeiro, o técnico Renato Gaúcho não deu pistas sobre o time titular.

Já classificado às semifinais do Campeonato Carioca, o Fluminense quer confirmar a vice-liderança na última rodada da fase de grupos, que lhe daria a vantagem de se classificar com dois empates no primeiro confronto de mata-mata.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.