18/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

‘Nova’ Liga Espanhola tem líder improvável, final marcada e maratona à vista

4 min read

Por Thiago Arantes, de Madri, para o ESPN.com.br.

Reuters

Arda Turan comemora com Diego Costa: Atlético de Madri é um líder improvável, mas cada vez menos surpreendente
Arda Turan comemora com Diego Costa: Atlético de Madri é um líder improvável, mas cada vez menos surpreendente

A vitória do Barcelona sobre o Real Madrid, por 4 a 3, no domingo, manteve intensa a disputa pelo título do Campeonato Espanhol entre três clubes. Nas palavras do treinador do time catalão, Tata Martino, “a Liga começou de novo”.

Agora, restam apenas nove rodadas, pouco menos de dois meses de competição. Essa reta final tem Atlético de Madri e Real Madrid com 70 pontos ganhos, seguidos de muito perto pelo Barcelona, com 69. No primeiro critério de desempate, o confronto direto, o Atlético leva a melhor – venceu uma e empatou outra contra o Real.

O Atlético, aliás, chega a este estágio da competição de uma forma que poucos imaginariam no início do campeonato. Não se trata de descrédito quanto ao trabalho de Diego Simeone, mas de um cálculo simples de investimento: o clube gastou 44,5 milhões de euros para montar o elenco atual.

Getty

Lionel Messi, a grande arma do Barcelona na reta final da Liga
Lionel Messi, a grande arma do Barcelona na reta final da Liga

Neymar custou ao Barcelona, segundo documentos mostrados pelo clube catalão, 87 milhões de euros. Gareth Bale, a contratação mais cara da história, custou cerca de 100 milhões – duas vezes o preço investido pelo Atlético para montar sua equipe titular, como nomes como Diego Costa, David Villa, Ardan Turan ou Filipe Luís.

Na “nova Liga”, o Atlético só depende de si para ficar com o título. O caminho, sem torcer por nenhum tropeço dos adversários, passaria por nove vitórias.

Mas, nas próximas partidas, o clube madrilenho terá dois desafios complicados fora de casa – o Athletic, em Bilbao, o Valencia, no Mestalla – e uma decisão: na última rodada, o Barcelona, em pleno Camp Nou.

O duelo, marcado para o dia 18 de maio, será o sexto e último Atlético x Barcelona da temporada. Até agora, foram três empates; dois na Supercopa e um no fim do primeiro turno da Liga. Nos dias 1o e 9 de abril, as duas equipes se enfrentam pelas quartas de final da Champions League.

Com um ponto de desvantagem para os rivais na ‘nova Liga’, o Barcelona tem uma sequência, em tese, mais tranquila. Além do duelo decisivo na rodada final, o clube catalão recebe o Athletic, quarto colocado; os duelos fora de casa, no entanto, são com equipes que não têm se destacado: Granada, Villarreal e Elche. Há ainda o duelo com o Espanyol, no clássico da Catalunha, em Cornellá.

Já o Real Madrid vive uma situação curiosa. Podendo ser campeão sem ter vencido nenhum dos dois rivais em quatro jogos – foram duas derrotas para o Barcelona, uma derrota e um empate contra o Atlético – o time comandado por Carlo Ancelotti terá um de seus maiores desafios já na próxima rodada. A equipe madrilena visita o Sevilla, que vem de ótima sequência, na quarta-feira.

EFE

Ronaldo e Neymar: emncontro marcado na Copa do Rei
Ronaldo e Neymar: emncontro marcado na Copa do Rei

Não bastassem os cálculos, a torcida contra e a disputa ponto a ponto da Liga, as três equipes ainda estão envolvidas na Champions League. Barcelona e Atlético se enfrentam, enquanto o Real Madrid duela com o Borussia Dortmund. Caso os comandados de Ancelotti avancem, a chance de uma semifinal caseira é de 33%.

Em meio à maratona de jogos que se apresenta para o fim da temporada, Real Madrid e Barcelona têm, ainda, um desafio a mais que o líder Atlético. No dia 16 de abril, os dois gigantes disputam a final da Copa do Rei, em Valencia.

A “nova Liga” começou. E o final de temporada dos agora três grandes clubes espanhóis promete uma sequência de jogos decisivos e emocionantes.

Veja quais são os próximos jogos dos times que disputam o título.

– Atlético
Granada (C), Athletic (F), Villarreal (C), Getafe (F), Elche (C), Valencia (F), Levante (F), Málaga (C), Barcelona (F)

– Real Madrid
Sevilla (F), Rayo Vallecano (C), Real Sociedad (F), Almería (C), Osasuna (C), Valencia (C), Valladolid (F), Celta (F), Espanyol (C)

– Barcelona
Celta (C), Espanyol (F), Bétis (C), Granada (F), Villarreal (F), Getafe (C), Athletic (C), Elche (F), Atlético de Madri (C)

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.