GIRO PELA COPA DAVIS, BRASIL PREDEU A 1ª E A FRANÇA PERDEU A 2 ª CONFIRA.
3 min readDoZigzagdoesporte por Carlos Muniz./TÊNIS.
Clezar se machuca, e Brasil cede empate ao Equador na Copa Davis.
Uma lesão muscular de Guilherme Clezar deixou tudo igual no primeiro de disputa entre Brasil e Equador pela Copa Davis. O jogo contra Emilio Gomez, nesta sexta-feira, estava empatado por 1 set a 1, quando o tenista brasileiro abandonou o confronto disputado em Guayaquil.
Após vencer o primeiro set por 7-6, Clezar cedeu o empate ao equatoriano, que cravou 6-4. Na terceira parcial, cada tenista havia confirmado seu saque uma vez, quando o brasileiro se lesionou em uma rebatida de bola. No terceiro game, ele ainda tentou sacar, mas nem sequer fazia o movimento completo e optou pelo abandono.
Com a vitória dada para Emilio Gomez, filho de Andres Gomez, que foi um dos melhores tenistas sul-americanos de todos os tempos e campeão de Roland Garros em 1990, o jogo de duplas, neste sábado, às 15h30, será decisivo para o confronto que vale vaga na repescagem para o Grupo Mundial da Davis.
O Brasil entrará em quadra com Bruno Soares e Marcelo Melo, que estão entre os melhores jogadores de duplas do planeta. Pelo lado equatoriano, Giovanni Lapentti e Gonzalo Escobar estão escalados.
Mas independentemente do resultado de sábado, o confronto só será definido no domingo, o que traz uma preocupação para o capitão brasileiro João Zwetsch. Como Clezar dificilmente terá condição de atuar, um dos especialistas em duplas terá de ser deslocado para o quinto jogo contra Julio Cesar Campozano -provavelmente Bruno Soares.
Enquanto o jogo seguiu normalmente, Clezar e Gomez fizeram um duelo equilibrado. No primeiro set, nenhum tenista conseguiu quebra de saque, e a decisão partiu para o tie-break.
No desempate, o brasileiro saiu com um mini-break, mas permitiu a reação de Gomez. Quando vencia por 4 a 3, contudo, conseguiu duas quebras decisivas e, posteriormente, fechou em 7-3.
Na segunda série, Gomez foi mais eficiente. Teve chance para quebrar o saque do brasileiro no quinto game e conseguiu. A partir daí, só precisou confirmar o serviço para fazer 6-4.
No terceiro set, veio o problema do brasileiro após cada tenista ter confirmado seu saque. Clezar pediu o atendimento do fisioterapeuta, mas não adiantou, apesar da tentativa de voltar à quadra. Sem conseguir se movimentar ou saltar para o saque, ele desistiu do duelo e deu o empate ao Equador.
Tsonga permite virada de Gojowczyk, e Alemanha faz 2 a 0 na França.
Em casa e contra uma Alemanha desfalcada, a França viu todo seu favoritismo ruir nesta sexta-feira, no primeiro dia de duelos entre as seleções na Copa Davis. Após a derrota de Benneteau, Jo-Wilfried Tsonga caiu para Peter Gojowczyk por 3 sets a 2 (5/7, 7/6(3), 3/6, 7/6(8) e 8/6).
Assim, os alemães precisam de apenas um triunfo nos jogos restantes para avançar às semifinais no Grupo Mundial. Os franceses não podem mais falhar caso queiram continuar na competição.
Esta foi a estreia de Peter Gojowczyk na Copa Davis. Atualmente, o alemão é o número 119 do mundo, mais de 100 posições abaixo do rival Tsonga, número 12.
Neste sábado, as equipes se enfrentam nas duplas. Gael Monfils e Michael Llodra, pela França, encaram Tobias Kamke e Andre Begemann, representantes alemães.