23/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Em corrida emocionante, Hamilton vence e se iguala a Fangio; Massa segura Bottas de novo e é 7º

5 min read

DoZigzagdoesporte Por ESPN.com.br.

Getty

Hamilton e Rosberg brigam por posições no GP do Bahrein de Fórmula 1
Hamilton e Rosberg brigam por posições no GP do Bahrein de Fórmula 1

Novamente, o final de semana na Fórmula 1 foi dividido entre a equipe Mercedes e o resto. E o inglês Lewis Hamilton venceu sua segundo corrida seguida ao cruzar a linha de chegada em primeiro no Grande Prêmio do Bahrein, terceira etapa do Mundial, marcada por ter sido uma das provas mais emocionantes da categoria dos últimos anos.

Tanto entre a Mercedes, com a briga pessoal entre Nico Rosberg e Hamilton até a última volta, quanto no resto do grid, diversas brigas caracterizaram a corrida deste domingo, disputada no período noturno no deserto de Sakhir. Rosberg, por sua vez, chegou em segundo, e Sérgio Pérez completou o pódio.

Essa é a vitória de número 24 na carreira de Lewis Hamilton, deixando Nelson Piquet (23) para trás e se igualando à lenda argentina Juan Manuel Fangio.

Getty

Esteban Gutiérrez foi tocado por Pastor Maldonado e capotou com sua Sauber
Gutiérrez foi tocado por Maldonado e capotou com sua Sauber

Felipe Massa fez uma largada primorosa ao pular de 7º para 3º. O brasileiro manteve-se na zona do pódio por um tempo, mas acabou levando a pior na luta contra Sérgio Pérez, da Force India. Massa chegou a duelar com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, mas desta vez não ouviu instruções da Williams pelo rádio. O piloto tupiniquim decidiu apostar em uma estratégia de paradas que acabou o prejudicando após a bandeira amarela a cerca de 15 voltas do fim, o que o fez chegar em 7º, logo à frente de Bottas.

Nas voltas finais, Felipe Massa chegou a brigar com Sebastian Vettle pela sexta posição. O brasileiro chegou a ficar à frente na saída de uma curva, mas depois foi “espremido” pelo tetracampeão e não conseguiu mais ameaçá-lo.

O motivo da bandeira amarela foi o acidente entre Pastor Maldonado, da Lotus, e Esteban Gutierrez, da Sauber. O venezuelano fechou o mexicano, que acabou capotando e dando um “looping” com seu carro. Gutierrez saiu bem do carro e não pareceu ter sofrido nenhum ferimento.

Lewis Hamilton agora tem 50 pontos no campeonato, mas segue na vice-liderança. Quem lidera o Mundial é Nico Rosberg, com 51 pontos.

Reuters

Banho de champanhe de Rosberg no vencedor Hamilton
Banho de champanhe de Rosberg no vencedor Hamilton

A Corrida

Posicionados nas duas primeiras colocações do grid, Nico Rosberg e Lewis Hamilton travaram uma briga acirrada pela liderança na largada. De maneira arrojada, o piloto britânico levou a melhor e tomou a primeira colocação do alemão, seu companheiro na Mercedes.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) foi o destaque da largada do Grande Prêmio do Bahrein. Em clima de disputa com o finlandês Valtteri Bottas, o piloto pulou da sétima para a terceira colocação, ultrapassando inclusive seu companheiro na equipe britânica.

Na 12ª volta, o mexicano Sérgio Perez (Force India) tomou o terceiro lugar de Massa. Quatro giros depois, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) ouviu pelo rádio que seu companheiro estava mais rápido e abriu para o australiano Daniel Ricciardo, que chegou ao terceiro posto antes de parar pela primeira vez, apesar de ter largado em 13º.

Embora seus pilotos sejam os dois primeiros colocados no Mundial, a Mercedes mantém a disputa por posição liberada. Nas 18ª e 19ª voltas, Lewis Hamilton e Nico Rosberg brigaram intensamente pela liderança e chegaram a se alternar no primeiro lugar, com vantagem para o britânico.

Massa voltou de sua primeira parada nos boxes atrás de Bottas. Na 24ª volta, o brasileiro atacou o companheiro na briga pela terceira colocação. Desta vez, aparentemente, não houve qualquer tipo de interferência da Williams, mas o finlandês parou para trocar pneus no giro seguinte.

Reuters

Nico Rosberg e Lewis Hamilton se cumprimentam no pódio do Bahrein
Nico Rosberg e Lewis Hamilton se cumprimentam no pódio do Bahrein

O brasileiro retomou a terceira posição, mas passou a ser acossado por Sérgio Perez e pelo alemão Nico Hulkenberg. Com os pneus desgastados, Massa acabou ultrapassado pela dupla da Force India na 28ª volta, caindo para a quinta colocação.

Na 41ª volta, o venezuelano Pastor Maldonado (Lotus) acertou a Sauber do mexicano Esteban Gutierrez, que chegou a girar no ar. O piloto aparentemente saiu ileso do acidente e o carro de segurança entrou na pista. Desta forma, alguns competidores aproveitaram para visitar os boxes.

Assim que o carro de segurança deixou a pista, na 47ª volta, os pilotos voltaram a lutar intensamente por posições. As 10 primeiras posições chegaram a ser ocupadas pelas duplas da Mercedes, Force India, Red Bull, Williams e Ferrari, pela ordem. Ainda assim, a disputa entre os companheiros foi aberta.

Chamado pela Williams para sua última parada antes do companheiro de equipe, Massa terminou a prova na sétima colocação, à frente do finlandês. O brasileiro partiu para cima de Vettel na penúltima volta, mas não conseguiu ultrapassar o tetracampeão mundial.

Após se defender com eficiência das seguidas investidas de Rosberg durante a corrida, Hamilton finalmente cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido justamente pelo companheiro de equipe. Sérgio Perez completou o grupo dos três primeiros colocados.

Confira os resultados do Grande Prêmio do Bahrein:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 57 voltas
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1s0
3: Sergio Perez (MEX/Force India) – a 24s0
4: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) – a 24s4
5: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) – a 28s6
6: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 29s8
7: Felipe Massa (BRA/Williams) – a 31s2 
8: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 31s8
9: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 32s5
10: Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) – a 33s4
11: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – a 41s3
12: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 43s1
13: Max Chilton (ING/Marussia) – a 59s9
14: Pastor Maldonado (VEMNLotus) – a 62s8
15: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) – a 87s9
16: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1 volta
17: Jenson Button (ING/McLaren) – a 2 voltas

Não completaram
Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
Marcus Ericsson (SUE/Caterham)
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Adrian Sutil (ALE/Sauber)

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.