Klopp substituirá Martino no Barcelona, e jogadores já sabem
2 min readPor Thiago Arantes, de Barcelona, para o ESPN.com.br.
Os jogadores do Barcelona já foram informados de uma troca no comando do clube: sairá Tata Martino, entrará o alemão Jurgen Klopp, atualmente no Borussia Dortmund. A informação será publicada na edição impressa do diário Sport, na segunda-feira.
Tata Martino chegou ao Barcelona em julho passado, substituindo Tito Villanova, que teve de deixar o time para tratar um câncer. O argentino não se adaptou à vida na cidade e às pressões inerentes ao cargo e, segundo o Sport, decidiu não levar seu contrato adiante, até o segundo ano, conforme o previsto no acordo inicial.
Em tese, Tata teria de pagar uma multa de quase 5 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) caso saísse do cargo. Mas um acordo entre o treinador e o clube poderia reduzir a multa ou eliminar a necessidade do pagamento.
Durante a semana, informações nos bastidores do clube davam conta de uma iminente ruptura entre o Barcelona e Tata. Os boatos, que eram fortes antes mesmo da eliminação na Champions League, cresceram com a derrota para o Atlético de Madri e tornaram-se ainda maiores após a queda contra o Granada, no sábado, que praticamente tirou o Barcelona da disputa pelo título do Espanhol.
Também nesta semana, o nome de Klopp – frequentemente mencionado em possíveis listas de treinadores – ganhou ainda mais força. O alemão já teria, inclusive, um pré-contrato com a equipe catalã.
De acordo com o Sport, a decisão de Martino não mudará nem mesmo se o Barcleona conquistar os dois títulos ainda em disputa: o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.
O jornal diz, ainda, que Klopp foi escolhido por ter um caráter mais motivador e participativo durante as partidas; um perfil diferente do apresentado por Tata Martino, geralmente mais sóbrio.