Prefeito do Rio pede fim de comparações, mas conta vantagem do Maracanã sobre estádio de Londres; entenda o fato.
2 min readTiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br.
Destacando o legado que a Olimpíada de 2016 deixará para a população da cidade, o prefeito carioca Eduardo Paes pediu o fim das comparações entre o Rio de Janeiro e Londres, que sediou os Jogos de 2012. Em evento nesta segunda-feira na sede do Comitê Organizador do Rio 2016, Paes destacou as diferenças na organização da competição e as realidades distintas entre Brasil e Inglaterra.
Durante a sua apresentação sobre o Rio, no entanto, o prefeito fez uma comparação da situação das obras dos principais estádios das duas cidades faltando dois anos para a abertura dos Jogos. Ele mostrou uma foto e contou vantagem do Maracanã e Engenhão, que já existiam antes da Olimpíada e sofrerão apenas adaptações, sobre o estádio Olímpico de Londres, que foi construído para a competição e ainda estava sendo feito no meio de 2010.
Ao falar sobre capital carioca e a capital britânica, Eduardo Paes usou uma metáfora curiosa e exibiu uma imagem mostrando as diferenças entre uma banana e uma maçã.
“Cada Jogos Olímpicos tem a sua característica. O metrô de Londres tem mais de 100 anos. São realidades completamente distintas, não podemos fazer comparações. Nunca dissemos que tínhamos um sistema de transporte eficiente, mas foi a promessa de transformação que fez que o Rio de Janeiro ser escolhido como sede há cinco anos. Nenhuma cidade se transformará tanto”, afirmou o prefeito, destacando que a Olimpíada deixará muitas melhorias no Rio de Janeiro, principalmente no sistema de transporte.
“Queremos que sejam os Jogos do legado. Queremos que a Olimpíada ajude a transformar a cidade. Não haverá na história daOlimpíada uma cidade tão impactada de forma positiva como o Rio”.