Brasil decepciona, cai diante da Turquia e perde invencibilidade no Grand Prix; confira.
2 min readDepois de uma primeira fase perfeita, com nove vitórias em nove jogos, a seleção brasileira abriu as finais do Grand Prix com derrota. Nesta quarta-feira, a equipe que é atual campeã da competição decepcionou e caiu diante da Turquia, por 3 sets a 2, com parciais de 25-18, 25-23, 21-25, 19-25 e 15-12.
A invencibilidade brasileira chegou ao fim em um dia de atuações muito ruins de Thaisa e Sheilla, dois dos principais nomes da seleção, que acabaram, respectivamente, com apenas 5 e 8 pontos. Para tentar mudar o jogo, Zé Roberto apostou em Gabi, Carol e Tandara. O time melhorou, mas não foi suficiente.
Após derrota nos dois primeiros sets, as jovens comandaram a reação das favoritas e levaram a partida para o quinto set. No desempate, contudo, as turcas abriram vantagem e fecharam o jogo, comandadas, principalmente, pela capitã do time, Gozde Sonsirma, que acabou o duelo com 23 pontos.
Os 20 pontos de Tandara, os 9 de Gabi e mais os 7 de Carol fizeram, ao menos, que o Brasil saísse de quadra com um ponto, já que a derrota por 3 sets a 2 garante pontuação também para a equipe derrotada. A Turquia, com dois pontos, fica atrás da China na classificação.
Na partida que abriu a fase final do Grand Prix, as chinesas fizeram 3 a 1 na Bélgica, mesmo poupando algumas de suas titulares, e somaram três pontos. As europeias são consideradas a seleção mais fraca nesta etapa da competição, já que se classificaram através do Grupo 2, com rivais mais frágeis.
O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira, às 3h (de Brasília), contra as chinesas, e já pensa em secar as turcas, que encaram o Japão. Na fase final do Grand Prix, as seis seleções classificadas jogam entre si em turno único; quem conseguir a maior pontuação fatura o título.