Opostos no Brasileiro, Inter e Bahia estreiam na Copa Sul-Americana. Confira os outros jogos da rodada nesta quarta-feira.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press.
Embora não admitam publicamente, Internacional e Bahia farão sua estreia na Copa Sul-Americana com a cabeça no Campeonato Brasileiro. A partida desta quarta-feira, no Beira-Rio, às 22h (horário de Brasília), reunirá duas equipes que vivem no certame nacional situações muito distintas: o time colorado é o 3º colocado e quer se reaproximar do líder Cruzeiro, enquanto o time tricolor Baiano, penúltimo, luta contra o rebaixamento.
Apesar dessa disparidade no Brasileirão, na Sul-Americana ambos entram em total igualdade de condições. Tanto o Inter quanto o Bahia podem poupar alguns titulares para a partida deste meio de semana. O time gaúcho enfrentará uma dura sequência de jogos, e alguns titulares mais experientes, que sofrem com o desgaste físico, podem ser preservados. No caso baiano, a prioridade na viagem a Porto Alegre é a partida de domingo, contra o Grêmio, pelo torneio nacional.
Entre os nomes que devem desfalcar o Inter, D’Alessandro é o mais importante. O meia levou o terceiro amarelo e não poderá enfrentar o Palmeiras, sábado, pelo Brasileirão. O plano inicial era forçar a suspensão para atuar diante do Bahia, mas dores musculares o deixarão de fora. Juan, Alex e até o goleiro Dida podem dar lugar a jogadores mais jovens. O lateral direito Wellington Silva, com lesão muscular, ficará 30 dias parado.
Outro problema para o técnico Abel Braga é o volante Willians, que ainda se recupera de lesão na coxa esquerda. A tendência é que Ygor e Wellington formem a dupla de volantes. Para substituir D’Ale, Valdívia é o nome mais provável. O centroavante Rafael Moura, em má fase técnica, também será preservado, com Wellington Paulista recebendo uma chance na equipe rubra.
No Bahia, o técnico Gílson Kleina não fala abertamente em poupar titulares para o jogo desta quarta, mas a possibilidade existe. O treinador ressaltou, após o empate em 0 a 0 com o Atlético-PR no último domingo, que a prioridade do clube neste momento é escapar do rebaixamento: “temos que levar um resultado que nos permita brigar de igual para igual em Salvador, mas domingo já tem o Grêmio, pelo Brasileiro, que é o que nos interessa”, explicou.
Esta não será a primeira vez que Bahia e Internacional se encontrarão por uma competição continental. Depois de decidirem o Brasileirão de 1988, os dois clubes se encontraram na Libertadores de 1989. Os baianos ganharam os dois jogos na primeira fase, mas acabaram eliminados pelo clube colorado nas quartas de final: no Beira-Rio, Inter 1 a 0; na Fonte Nova, empate sem gols.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x BAHIA
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Christian Ferreyra
Assistentes: Miguel Nievas e Richard Trinidad (trio uruguaio)
INTERNACIONAL: Muriel; Cláudio Winck, Paulão, Ernando e Fabrício; Ygor, Wellington, Valdívia, Alan Patrick e Jorge Henrique; Wellington Paulista
Técnico: Abel Braga
BAHIA: Marcelo Lomba, Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Léo Gago e Emanuel; Maxi Biancucchi e Kieza
Técnico: Gílson Kleina
Outros seis jogos completam os jogos desta quarta-feira pela competição:
18h (de Brasília) – Cobresal (CHI) x Diaz (PAR)
18h (de Brasília) – Independente Del Valle (EQU) x Trujillanos (VEN)
20h30 (de Brasília) – Libertad (PAR) x Nacional Potosí (BOL)
20h30 (de Brasília) – River Plate (URU) x U. Catolica (CHI)
23h (de Brasília) – Atl. Nacional (COL) x La Guaira (VEN)
23h (de Brasília) – Alianza Lima (PER) x Barcelona SC (EQU)